A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que a partir desta quarta-feira (18) altera as regras para aplicação da xepa, que é sobra das vacinas contra a covid-19. Essas sobras acontecem com doses da AstraZeneca, Pfizer e Sinovac/Butantan, que é a Coronavac.
A partir deste dia 18, quando houver essa sobra será possível aplicar dose em pessoas a partir dos 12 anos. No caso da AstraZeneca e Coronavac, haverá a antecipação da 2ª dose. Para Astrazeneca essa antecipação acontece com intervalo mínimo de 60 dias a partir da aplicação da primeira dose. Para a Coronavac, a antecipação é com intervalo mínimo de 15 dias.
Com a inclusão de novos públicos-alvo, ampliação das faixas etárias, ampliação de postos de vacinação e volume frascos distribuídos aumentando, a Secretaria de Saúde divulgou que há uma maior probabilidade das sobras técnicas ocorreram devido ao prazo de validade da vacina após abertura dos frascos multidoses.
Os prazos são os seguintes:
- AstraZeneca – 48 horas,
- Pfizer 6 horas, e
- Sinovac/Butantan (Coronavac) – 8 horas.
“Os interessados em receber dose das vacinas contra Covid-19 provenientes de sobra técnica devem se cadastrar através do site da Prefeitura municipal de Franca. A convocação ocorrerá pela Vigilância Epidemiológica via telefone a partir dos dados informados no sistema de cadastramento”, explicou o secretário de Saúde, Lucas Eduardo de Souza.
Quem for convocado, deverá comparecer na Unidade de Saúde estipulada dentro do prazo de 45 minutos. A pessoa deve levar documento com foto, CPF e a comprovação da idade ou Cartão de Vacina com a 1ª dose.
“A vacinação é considerada um dos maiores sucessos em saúde pública e uma das medidas mais seguras e
de melhor relação custo efetividade para os sistemas de saúde. O cenário, por ora, é de elevada demanda por vacinas e escassez na oferta e disponibilidade deste insumo”, apontou o secretário.
A aplicação das xepas, no primeiro semestre, causou problemas para a Prefeitura. O governo municipal não tinha especificado critérios para ministrar essa sobra e houve aplicação de vacinas em pessoas fora do calendário de vacinação, ocasionando o fura-fila.
Vacinação
O governo municipal anunicou que começou a vacinar adolescentes a partir dos 17 anos que tenham comorbidades. Abaixo há detalhes da programação da vacinação.
As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis.
Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço. Nesses mesmos locais também deverão ser imunizadas as pessoas que apresentam comorbidades, profissionais da Educação e Saúde com 18 anos ou mais.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.