A Prefeitura de Franca terá como acelerar os testes para pacientes com suspeitas de novo coronavírus. O governo municipal um lote de 400 unidades na sexta-feira e a partir desta semana já começa a utilizá-los. No total, a prefeitura comprou 5 mil unidades e aguarda a chegada do material restante.
A possibilidade de realizar os testes rápidos para o novo coronavírus em pacientes com sintomas permite um atendimento especializado mais adequado e o isolamento mais efetivo para evitar o contágio. “É um recurso a mais à disposição das equipes da Secretaria de Saúde, especialmente dos dois Prontos Socorros onde estão centralizados os atendimentos da Síndrome Respiratória”, detalhou nota do governo municipal.
O prefeito Gilson de Souza explicou que o resultado com o teste rápido sai entre 10 e 15 minutos, o que permite um diagnóstico mais preciso da situação da cidade diante da pandemia da Covid-19.
Em Franca há duas unidades especializadas para atendimento de pacientes com suspeita do novo coronavírus. O Pronto Socorro ‘Álvaro Azzuz’ (unidade para adultos) tornou-se a unidade de referência pelo SUS. Crianças continuam sendo atendidas no antigo Janjão (Rua Aluísio Pachêco Ferreira, 4010, Jardim Maria Gabriela, 4922-5036, 16 3703-1440 ou 16 3703-1141) e na mesma unidade há uma área separada para atender pacientes com problemas respiratórios.
Outras urgências não ligadas à síndrome respiratória aguda devem ser encaminhadas para a UPA do Jardim Aeroporto I (Rua Cyro Eduardo Rosa Faleiros, 600 – Prolongamento Jardim Aeroporto I, telefone 16 3721-6807) ou a UPA do Jardim Anita (Avenida Nelson Nogueira, 1725 – Jardim São Gabriel, telefone 16 3720-3977).
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde oferecem também atendimento via Whatsapp para tirar dúvidas e evitar a ida a unidades de saúde de forma desnecessária.
Ministério da Saúde – Whatsapp (61) 9938-0031
Secretaria de Estado da Saúde – Whatsapp (11) 95220-2923
Até este domingo, Franca tinha 13 casos confirmados de novo coronavírus, sendo duas mortes. A última delas ocorreu no sábado, de uma idosa de 79 anos que estava internada no Hospital São Francisco (Regional).
*Tem alguma dúvida sobre novo coronavírus, atendimento emergencial ou quer mandar uma sugestão ou contar uma história, faça contato com a gente pelo F3 Notícias Whatsapp, clique aqui para mandar mensagem
Curta nossa página no Facebook e no Instagram!