A Prefeitura de Franca, bem como a Câmara Municipal e órgãos do governo do Estado na cidade irão funcionará normalmente nos dias 15 e 16 deste mês, relativos ao Carnaval, e no dia 17, referente à Quarta-Feira de Cinzas. Não haverá ponto facultativo para servidores e vereadores. Inclusive, no dia 16 é data de sessão ordinária, que está confirmada.
Um dos últimos órgãos a oficializar a decisão foi a Câmara, que vai seguir o poder Executivo. A Portaria nº 15/2021, assinada pelo presidente da Casa de Leis francana, Claudinei da Rocha (MDB), oficializou a medida. “Com isso, a Câmara se posiciona junto ao governo estadual e à Prefeitura de Franca, que adotaram medidas similares”, informou nota oficial da Casa de Leis.
A decisão foi tomada porque a adoção dos pontos facultativos correspondentes aos dias de Carnaval e da Quarta-feira de Cinzas teria o potencial de incentivar a aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados por gerar feriado prolongado. As aglomerações no atual momento de pandemia podem contribuir para um aumento de casos de contaminação da covid-19.
Franca tem 16.521 casos confirmados de novo coronavírus desde março de 2020 até este dia 5 de fevereiro. O total de mortes chega a 284, com dados desde abril de 2020. Ainda há 2.761 pacientes que aguardam resultado para a doença.