O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB) confirmou na tarde desta sexta-feira (22) que a partir da próxima semana uma equipe formada por agentes de controles de vetores, de endemias e comunitários passará a conversar rotineiramente com pacientes diagnosticados positivo para novo coronavírus e seus familiares para garantir que estes cumpram o isolamento domiciliar pelo período de risco de transmissão.
Esse novo grupo de trabalho, que também tem a presença de especialistas de universidades da cidade que atuam na área de estatística, além de servidores da saúde, vai ter uma atuação paralela ao Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus de Franca para tentar reduzir o índice de transmissão da doença no município.
“Nós vamos treinar todos os agentes de saúde, agente de vetores, todos os agentes de endemia para que a gente possa falar com todos os pacientes positivos e com as famílias dos pacientes positivos principalmente para dizer para eles: ‘fiquem em casa, não saíam”. Essa é a única chance que nós temos para diminuir a transmissão. Agora temos que tomar algumas medidas mais drásticas”, disse o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
O Info Tracker, sistema da Unesp, aponta que Franca tem a taxa mais alta de transmissão do novo coronavírus em todo o Estado de São Paulo. Conforme a estatística, a transmissão na região de Franca é de 2,53, enquanto Barretos apresenta 2,27, em segundo lugar. A Grande São Paulo região Norte tem 2,03 e aparece em terceiro lugar.
Além disso, de acordo com o mesmo levantamento, só na região de Franca o tempo médio para que um caso positivo seja resolvido demora em torno de 19 dias. A Grande São Paulo Norte é a que demora mais tempo para resolução, que são 22 dias. Nesse período de recuperação, as pessoas contaminadas e quem teve contato com quem testou positivo precisará ser monitorado.
Enquanto a taxa de transmissão em Franca está alta, a taxa de isolamento somente no município praticamente não existe, porque está na faixa dos 33%. Esse índice é semelhante ao que ocorria antes da pandemia.
A partir desta segunda-feira (25), todo o Departamento Regional de Saúde VIII, a qual Franca pertence, estará na fase vermelha do Plano São Paulo. Com isso, bares, restaurantes, lojas e shoppings precisarão ficar fechados.
Veja a coletiva que a Prefeitura realizou na tarde desta sexta-feira:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.