O acesso gratuito à internet em Franca atende mais de 60 mil pessoas e para o segundo semestre está prevista a ampliação do serviço para um bairro na região sul da cidade.
O prazo para implantação do projeto Internet na sua Casa é de cerca de cinco meses. É necessário estudo técnico para instalação de equipamentos, implementação de cabos de fibra ótica e teste para checagem do acesso. Como essa ampliação ainda está em análise, o bairro que receberá o wifi gratuito ainda vai ser definido.
Na semana passada, houve a liberação do acesso no bairro Leporace. O alcance do serviço é para atender 30 mil pessoas. O sinal está disponível a partir da ponte da Avenida Abrahão Brickmann até 1,5 km sentido Leporace. Em ambos os lados, o acesso chega a cerca de 150 m a partir da avenida.
Como o projeto já existe há dois anos, os outros locais com serviço liberado, por ordem de instalação, são o Terminal Ayrton Senna, por onde passam cerca de 20 mil pessoas diariamente no período fora da quarentena; Poliesportivo (atendendo onde ficam as quadras cobertas e parte do ginásio); Parque Fernando Costa, onde há trajeto para caminhada; praça da fonte da Careta no Distrito Industrial e praça onde há encontro de trabalhadores no Paulistano.
“A realidade de milhares de pessoas não é igual para toda a população. Muitos precisam escolher entre comprar o essencial ou colocar crédito no celular para ter internet. O projeto ajuda a democratizar esse serviço. As pessoas podem assistir a um filme, estudar, usar para divertimento, falar com familiares e amigos”, comentou Adriel Cintra, secretário de Assuntos Estratégicos, pasta na Prefeitura que conduz a implantação do projeto.
A equipe de TI da Prefeitura é responsável pelos estudos de implantação e manutenção do serviço. Para gerar rotatitividade no acesso, cada conexão fica ligada por duas horas e depois há intervalo de uma hora para reconexão.
As pessoas precisam criar um cadastro para utilizar o wifi, que dá acesso a uma velocidade de 5 mb a 10 mb. O sinal é emitido via rádio e os equipamentos ficam instalados na própria região.