O Uni-FACEF confirmou nesta semana que emprestou respiradores para a Prefeitura de Franca. Os equipamentos serão disponibilizados para os pacientes no Pronto Socorro Doutor Álvaro Azzuz. A unidade é referência no SUS para atender pessoas com suspeita ou diagnosticadas com covid-19 e está atendendo, de maneira sobrecarregada, média de 500 pacientes/dia.
Os respiradores emprestados fazem parte do Centro Cirúrgico do Complexo de Medicina do Uni-FACEF. Além do Centro Cirúrgico, esse Complexo possui laboratórios, Centro de Simulação Realística, Telemedicina, sala de Realidade Aumentada, entre outros. O espaço também é utilizado por estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia também.
“A decisão de emprestar os respiradores vem pela solidariedade do Uni-FACEF com o momento atual, marcado pela elevação no número de casos com maior complexidade, em Franca. A iniciativa partiu da Reitoria, chefiada pelo Reitor, o Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto”, informou a autarquia, por meio de nota.
O PS está funcionando com demanda além da sua capacidade e mantendo cuidados na média de 60 pessoas/dia que precisariam ser transferidas para hospitais e ficando internadas no Pronto Socorro aguardando vaga.
Nessa lista de espera há pessoas que dependem de respiradores para conseguir sobreviver. “Para o Uni-FACEF, é muito importante contribuir com a cidade de Franca, dando apoio de todas as formas possíveis para minimizar os riscos à vida humana”, opinou Alfredo José Machado Neto.
A Prefeitura está adequando o espaço para a instalação dos respiradores. O Uni-FACEF não divulgou quantos equipamentos poderão ficar cedidos ao Pronto Socorro.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.