Ícone do site F3 Notícias

Prefeitura vai continuar com higienização utilizando cloro em espaços públicos de Franca

Foto: Divulgação/F3 Notícias Whatsapp

A utilização de cloro para limpar avenidas, ruas, repartições públicas, locais de grande circulação de pessoas e praças é uma medida que ainda prosseguirá sendo feita em Franca pelo poder público. O trabalho tenta eliminar possíveis vírus e bactérias, por isso analisado como uma forma de combate do novo coronavírus e sua propagação na cidade.

Estudo publicado na revista Nature recentemente mostrou que cientistas encontraram a presença do vírus da Covid-19 em prédios próximos a hospitais e no ar. A pesquisa foi feita pela Universidade de Wuhan, da China, localidade apontada como o epicentro da pandemia. Esse trabalho científico concluiu que o Sars-CoV-2 pode permanecer no ar e em locais especialmente sem ventilação por tempo indeterminado. Foram coletados 40 amostras, de 31 pontos da cidade de Wuhan. A quantidade encontrada foi pequena, mas gerou alerta da comunidade científica.

Diante das constatações científicas e o risco de contágio, a higienização de locais em Franca, que agora registra 39 casos confirmados (dados de quarta-feira) e com transmissão comunitária, demonstra ser uma condição necessária de combate à Covid-19.

A limpeza com cloro mais recente foi feita na Avenida Chico Júlio, a partir da Praça 1º de Maio até a Avenida Orlando Dompieri. O trabalho foi realizado com apoio da Sabesp e da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, utilizando-se caminhões.

“Conforme tem sido feito desde o final de março, quando foi editado o primeiro Decreto de Emergência Pública, estão sendo feitas limpezas periódicas nesses ambientes com aplicação de cloro. Trata-se de um produto de alta eficácia na eliminação da sujeira e também outras impurezas que impregnam em paredes, pisos, bancos de jardins e outros locais onde habitualmente as pessoas buscam abrigo ou frequentam”, informou nota oficial da Prefeitura de Franca.

As lavagens já passaram pela Avenida Abrahão Brickmann, Terminal de ônibus Ayrton Senna, Praça dos Correios, espaço onde ficam as barracas de comerciantes ambulantes no Centro, nos Prontos Socorros Adulto e Infantil por mais de uma vez, além do prédio do NGA-16 (onde o local serve para distribuição de remédios) e nas Unidades Básicas de Saúde.

Além desse trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de uso de máscara para quem precisa ficar na rua. O isolamento social também continua sendo recomendado, mas essa medida está com índice em queda na cidade. O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo mostrou que o nível em Franca foi de 44% nesta quarta-feira (29), índice semelhante ao medido na terça e segunda. O recomendado tem sido entre 60% e 70%.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile