Ícone do site F3 Notícias

Presidente da Câmara fala em fiscalização da Prefeitura de Franca após avaliação negativa do TCE

O presidente da Câmara de Vereadores de Franca, Walmir de Sousa Della Motta, afirmou que a Casa de Leis está fiscalizando a Prefeitura de Franca no que diz respeito à efetividade da administração em atender as necessidades dos munícipes. O questionamento foi feito pela reportagem ao presidente da Casa de Leis depois que o Tribunal de Contas do Estado divulgou um levantamento em que aponta a Prefeitura de Franca com falta de efetividade para atendimento da população.

Conforme Della Motta, a Câmara fiscaliza através de meio de requerimento, indicações elaboradas pelos vereadores, bem como atendendo e ouvindo a população nos gabinetes, tribuna livre e nas redes sociais.

“A Câmara pode sugerir mudanças por meio de reuniões e conversas diretas com o prefeito municipal. Não considero que o prefeito tem sido indiferente às cobranças do legislativo municipal. Primeiro, o prefeito sabe da importância e da necessidade do poder legislativo na cidade de Franca. Ele é um prefeito e também foi um servidor público, e a caixa de ressonância da cidade é na Câmara Municipal de Franca, onde os munícipes participam e levam as suas dificuldades, as suas necessidades, e nós, como representantes do povo, levamos a ele através da documentação que é cabível a cada vereador na cidade”.

Educação

Na área da educação, o vereador disse que é necessário uma presença mais efetiva da secretária da educação do município nas escolas.

“É o que nós chamamos de chão de escola para entender, ouvir, professoras, inspetores, merendeiras, alunos e diretores de escola para ter um entendimento melhor daquela escola, daquela região da cidade”.

Questionado, o presidente da Câmara reforça que o prefeito sempre convida os vereadores a participarem de reuniões no seu gabinete, quando é um assunto de interesse e de gravidade que envolve questões da cidade.

“Obviamente, o grupo dele analisa e vê o rumo correto a ser seguido. Agora, cada vereador tem um posicionamento, nós levamos, aproveita ou não aquilo que o vereador está falando, porque na realidade o gestor público é aquele que vai fazer o desempenho da função para procurar dar uma qualidade melhor de vida aos seus munícipes. Responsabilidade exclusiva do poder executivo, com a fiscalização do poder legislativo”.

Por fim, o vereador pontuou que no tocante à educação e planejamento, na avaliação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, foi possível analisar que na parte de planejamento existem falhas que devem ser melhoradas, tais como melhorias no uso dos recursos públicos e execução de obras, bem como melhorias nos meios e formas de utilizar a máquina pública para atender a população em modo geral.

“Na parte da educação, a Prefeitura precisa aumentar o número de creches, melhorar o número de estrutura de suas escolas, qualificar seus professores para que a nossa educação possa transformar o futuro das nossas crianças e jovens. Entendo que desde 2021 o índice de efetividade de gestão municipal mantém o nível abaixo do esperado e que muito tem que ser feito para melhorar”, finaliza.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile