O bom funcionamento do corpo humano ocorre diante de várias interligações. Você sabia, por exemplo, que problemas mastigatórios, perda da autoestima, falta de sociabilização e depressão podem estar ligadas a quem não tem um bom histórico de cuidado odontológico. Até problemas do coração estão nessa porque bactérias que vivem em nossa boca podem cair na corrente sanguínea.
Um caso mais grave é da endocardite. Ela afeta o revestimento interno do órgão, causando a morte em 25% dos casos, segundo dados do Incor (Instituto do Coração).
Especialistas da Rede Orto Franca ainda explicam que o uso de aparelho ortodóntico contribui em diferentes formas para oferecer melhor qualidade de vida para as pessoas. Eles apontam que há três formas de se usar o aparelho: preventiva, interceptiva e corretiva
“Hoje em dia é muito importante a prevenção, principalmente em crianças que já podem usar o aparelho porque, assim, elas ficam livre de problemas mais graves e que exigem cirurgia. Em relação a benefícios, um deles é a questão estética. Há também o alinhamento dos dentes, a reestruturação dos tecidos moles. Nesse caso, algo que a gente destaca é que há uma valorização dos lábios, algo muito desejado hoje pelas mulheres”, detalha a Rede Orto Franca.
Os especialistas que atendem em Franca apontam que algo válido para se explicar é que os dentes em posição correta ajudam a melhorar a dicção, a mastigação e a funcionalidade de todos os tecidos locais. Quando os dentes são bem encaixados, que é definido como boa oclusão, há uma prevenção de problemas gástricos. Quando você se alimenta bem e mastiga corretamente, isso vai resultar em bom funcionamento de outras partes do corpo.
Estética e qualidade de vida
Em termos de estética, a correção ajuda muito a melhorar a autoestima das pessoas. “Quem não gosta de ter um sorriso bonito? O paciente ainda precisa procurar locais que ele vai ter segurança para o tratamento e segurança nos procedimentos. Quando as orientações são seguidas e existe essa confiança, o resultado é alcançado com sucesso”, explica a Rede Orto Franca.
Menos cáries
A boa oclusão também previne dores de cabeça e reduz os riscos de cáries, reforça a equipe da Rede Orto Franca. “Quando a criança tem algum problema, quanto mais cedo houver intervenção, isso já a partir dos 5 anos, é melhor. Isso em termos de haver um problema esquelético. É muito importante os pais estarem atentos e levar os filhos para uma avaliação de especialista para garantir mais saúde dos pequenos”, indicam.
Para encontrar outras orientações sobre saúde bucal, acesse o o link da Rede Orto Franca. Quem quiser, pode também recorrer diretamente à clínica no telefone (16) 3724-1712. O contato para conversa por whatsapp é esse aqui.