A prefeita de Cristais Paulista, Katiuscia de Paula Leonardo Mendes, está na mira da Câmara de Cristais Paulista e na primeira sessão de 2023 os vereadores avaliam instalação de comissão processante contra ela.
Praticamente toda a pauta da sessão, que começa às 19h nesta terça, vai se debruçar sobre temas ligados à Prefeitura e demandas que os vereadores requisitaram à prefeita e ainda não tinham obtido retorno.
São 11 ofícios endereçados à prefeita e que tem previsão para serem respondidos nesta terça. Além disso, vai ser apreciado o pedido de abertura de comissão processante, bem como definição dos integrantes das comissões permanentes.
A Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 da Câmara tem como presidente Edna Costa, que está em seu primeiro mandato com vereadora, foi a segunda canditada eleita com 202 votos.
Ainda compõem a mesa Marilene Ferreira, vice-presidente; o vereador José Humberto, como primeiro secretário; e Jamilton Pelizaro, ocupando o cargo de segundo secretário da mesa.
A tensão entre a Câmara e a prefeitura de Cristais Paulista vem aumentando desde o ano passado. Em setembro de 2022, a prefeita divulgou vídeo criticando o Legislativo e pedindo mais apoio. Na cidade há questionamentos quanto à devida administração do poder público depois de diversos atrasos no pagamento de pessoal.
“Esclarecemos para o ano de 2022, a Câmara Municipal autorizou a Prefeitura Municipal efetuar despesas no montante de R$ 51.331.095,00. Jamais houve a recusa de analisar qualquer projeto devidamente acompanhado de justificativas claras e corretas”, informou a Câmara, ano passado.
Os questionamentos mais graves começaram com projeto do Executivo para crédito suplementar de R$ 11.091.500,00, em 15 de setembro. A Câmara apontou falta de documentos para apreciar projeto.
Assista ao vivo: