Na sessão desta terça feira (25), foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 135/2021, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que autoriza ao Poder Executivo, através da Fundação Esporte, Arte e Cultura – FEAC, celebrar termo de fomento com a Associação do Comercio e Indústria de Franca – ACIF no valor total de até R$ 960 mil para a iluminação de Natal em Franca. O texto recebeu 10 votos favoráveis e 4 contrários.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) justificou seu voto contrário à matéria alegando que os recursos aplicados com a ornamentação de Natal farão falta em outros segmentos, como na área da saúde. “Eu não sou contra a beleza, a iluminação de Natal. Eu só acho que nós vivemos tempos muito difíceis, muito complicados”, justificou Pelizaro.
Della Motta (PODE) justificou seu voto favorável citando que a iluminação de Natal proporcionará valorização da cidade e, com isso, trazer alegria a população francana. “Nós temos que olhar também para o lado da felicidade das pessoas”, defendeu Della Motta.
O vereador Donizete da Farmácia (MDB) justificou seu voto contrário em razão do alto valor reservado pelo Poder Executivo. “R$ 960 mil, na minha opinião, respeito quem pensa o contrário, é muito dinheiro”, afirmou Donizete.
Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), que votou favorável à matéria, sugeriu que a iluminação de Natal seja levada às regiões mais periféricas da cidade, como bairros Jardim Aeroporto, Vila São Sebastião, Jardim Brasilândia, Paulistano e Miramontes. “A gente tá votando favorável, mas esperando que tenha um olhar para as outras regiões da cidade também”, esclareceu Carlinho.
O vereador Marcelo Tidy (DEM) justificou seu voto favorável demonstrando preocupação com a população carente, que, em sua opinião, avista esperança na data. “Eu estou votando para prestigiar a comunidade mais carente da nossa cidade, que vê no Natal iluminado, este ano denominado Natal da esperança, como uma fonte de melhorar a auto estima”, justificou Tidy.
A vereadora Lurdinha Granzote (PSL) lembrou-se das dificuldades pelas quais o setor comercial da cidade passou durante a pandemia, sobretudo quando ocorreu o período de lockdown.
A parlamentar defendeu o apoio do Poder Público para a ornamentação de Natal, esclareceu que os recursos já estavam no orçamento da Feac para uso em projetos culturais e que houve apenas um remanejamento de verba: “Aqui todos os vereadores tem compromisso com a comunidade. Jamais nós vamos votar em alguma coisa que vai prejudicar a sociedade”, afirmou Lurdinha.
Zezinho Cabeleireiro (PP) justificou seu voto desfavorável dizendo não ter nada contra o comércio da cidade, mas que o município tem outras prioridades, principalmente na área da saúde. “Eu acho que, se o prefeito tem verba sobrando, pode muito bem fazer um remanejamento de verba para a saúde”, sugeriu Zezinho.
O vereador Pastor Palamoni (PSD) afirmou que votou de forma favorável a proposta com tranquilidade. O parlamentar disse acreditar que a iluminação de Natal estimulará o consumo, melhorando com isso a situação do comércio da cidade, proporcionando a retomada da economia e da geração de empregos. “Quero ser um dos que vai lá ao Centro da cidade tirar foto perto desta iluminação”, afirmou Palamoni.
Ilton Ferreira (PL) sugeriu que a população participe ativamente da campanha de Natal, iluminando também suas ruas e casas. “Com certeza, vamos fazer um Natal lindo, maravilhoso e um 2022, sem duvida nenhuma, por um preço de muita alegria e muita paz para todos nós”, enalteceu Ilton.
O vereador Kaká (PSDB) elogiou o planejamento por parte do Poder Executivo e da ACIF na elaboração do projeto, que inclusive contou com a participação de vereadores. O parlamentar afirmou ainda que o Natal será uma oportunidade para o setor comercial recuperar parte das perdas ocorridas durante a pandemia, sobretudo relacionadas a outras datas comemorativas que passaram despercebidas. “Está na hora da Franca retomar a saúde dela também, no que diz respeito a todos os setores”, ilustrou o vereador.
*Faça contato com a gente pelo F3 Notícias Whatsapp, clique aqui para mandar mensagem