A vacinação contra a gripe Influenza começa no dia 23 deste mês em Franca. O grupo a ser vacinado é de pessoas acima dos 60 anos, crianças entre seis meses e 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas e jovens entre 12 e 21 anos que estejam cumprindo medidas sócio-educativas, além de detidos em presídios e funcionários do sistema prisional.
As doses estarão nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família. Esses locais estarão abertos das 10h às 16h, de segunda a sexta. A campanha vai durar até 23 de maio. “Para o dia 9 de abril está programada a campanha do dia ‘D’, um sábado, em que as repartições terão funcionamento especial das 8h às 17h e os locais com os respectivos endereços serão divulgados oportunamente”, informou a Secretaria Municipal de Saúde de Franca.
A campanha terá três etapas distintas para auxiliar os governos a organizar a vacinação. A primeira etapa, que começa neste dia 23, será para idosos. A partir de 16 de abril, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas serão vacinados. A terceira etapa é voltada para crianças e adultos entre 55 e 59 anos.
A Prefeitura de Franca ainda não divulgou o total da população que precisará ser vacinada nesse período de campanha.
De acordo com estudos do Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), a partir de abril deve ocorrer a escassez de chuva no Sudeste, região onde está Franca, e o clima seco já começa a predominar. Essa condição favorece a proliferação de doenças. Ondas de calor também estão previstas para abril e o frio só deve chegar em junho.
Em 2019, ao menos três mortes foram confirmadas para H1N1, um tipo de Influenza. As idades das vítimas eram entre 26 e 61 anos. No ano anterior foram oito mortes.