Em convenção realizada em São Paulo, neste sábado (30), o PSOL oficializou a candidatura de Guilherme Cortez a deputado estadual pela região de Franca.
Guilherme é advogado e professor, e foi o 4° candidato a vereador mais votado em Franca nas eleições de 2020, com 2.890 votos. Não foi eleito porque seu partido não atingiu o quociente eleitoral.
Com a oficialização, Guilherme, que estará em coligação que defende o ex-presidente Lula para o Palácio do Planalto, torna-se o primeiro candidato de Franca membro de um partido de esquerda a disputar uma vaga para a ALESP.
“Ter um deputado que ajude no financiamento de projetos e políticas públicas da nossa região é fundamental, mas precisamos também de alguém que represente a renovação na política e a ruptura com os quase 30 anos de desmonte dos serviços públicos que o PSDB promoveu no nosso estado”, afirmou Cortez.
Na convenção, o PSOL ainda formalizou o apoio a Fernando Haddad na disputa pelo governo de São Paulo.
Na região de Franca, a disputa a uma vaga na ALESP está tornando-se acirrada. Já anunciaram pré-candidatura Delegada Graciela (PL), que busca reeleição, Cristiany de Castro (PL), Rosana Branquinho (MDB), o vereador Daniel Bassi (PSDB) e João Rocha (União Brasil).
Para a região, já são três nomes para concorrer à vaga de deputado federal de forma oficial, após convenção partidária. Os nomes lançados são Marcelo Morickochi (Progressistas), Flávia Lancha (PSD) e Claudinei da Rocha (MDB).