Nas proximidades de Batatais, na Rodovia Cândido Portinari, uma nova queimada de grandes proporções voltou a ser registrado nesta quinta-feira (9). Na quarta-feira (8), o fogo chegou a parar o trânsito por mais de duas horas e houve congestionamento de 1,5 km no sentido Franca-Ribeirão Preto como no lado oposto.
A queimada de grandes proporções no município de Batatais fez com que a a linha de transmissão desde a geração em Mascarenhas de Moraes até Ribeirão Preto fosse desligada em vários momentos nesta quinta-feira.
Além de casas que ficaram sem energia, diferentes setores do comércio também tiveram problemas. No Centro de Franca, nesta quinta-feira, várias lojas precisaram funcionar no escuro. Postos de combustível também tiveram contratempos e longas filas de veículos foram formadas.
A CPFL, concessionária que fornece energia elétrica para a região, disparou comunicado para clientes em Franca informando sobre o problema. “Estamos com 5 subestações desligadas: Brodowski, Jardinópolis, Ribeirão Preto Leste, Patrocínio Paulista e Diamante (Franca). As oscilações foram em função deste desligamento de bloco de cargas”, explicou a companhia.
O fogo está causando problemas não só em Franca, mas também em Brodowski, Ribeirão Preto, Patrocínio Paulista e Jardinópolis. “A CPFL Paulista lamenta mais uma vez o ocorrido e alerta à população para o risco de incêndio em terrenos baldios ou áreas rurais sob as redes de distribuição e transmissão. A empresa lembra que na estiagem, a pouca umidade, a vegetação baixa e os ventos fortes são fatores que podem provocar incêndios”, divulgou.
Uma queimada mal controlada para atividades agrícolas também pode colocar em risco o fornecimento de energia, atingindo os cabos elétricos, desligando a rede e provocando prejuízos para todos, além de danos ao meio ambiente e à segurança da população.
A concessionária orienta que se clientes residenciais ou industriais tiverem problemas com fornecimento devem entrar em contato com a empresa pelo SMS 26805 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento), no Call Center: 0800 010 10 10 (ligação gratuita) ou pelo Whatsapp (19) 99908-8888.
Vídeos feitos por moradores da região:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.