Ícone do site F3 Notícias

Reformas nas praças do Centro de Franca ficam atrasadas causa problemas para comerciantes

A espera só é alongada e vão para nove meses que há obras nas praças Nossa Senhora da Conceição e Barão sem que as intervenções sejam concluídas e os espaços públicos voltem a ficar disponíveis para as pessoas. Além disso, quem depende da circulação de clientes nessa região, como taxistas, vem enfrentando desafios. Como a obra não é concluída e a região perde em ser atrativa para os visitantes, o movimento sofreu impacto negativo.

O prazo para execução da reforma das praças era de até 180 dias, em torno de 6 meses, mas não conseguiu ser cumprido. Além disso, a situação aparenta arrastar-se por mais tempo.

A licitação da Prefeitura de Franca que definiu a empresa vencedora ocorreu em 2023. O extrato de contrato do certame foi publicado no Diário Oficial em 16 de dezembro do ano passado. A empresa Terra Incorporadora e Construtora Ltda foi quem venceu a disputa está recebendo pela conclusão da obra R$ 2.423.118,56.

Entre os principais impactados estão os taxistas que têm ponto em volta da praça. Nesse local, são 14 profissionais desse setor de transporte. Com o fluxo menor de pessoas transitando na região, as corridas acabaram sendo reduzidas em mais de 10%, relataram os profissionais.

Além disso, há trechos das calçadas que estão em reforma e comerciantes da região central enviaram mensagem para o F3 Notícias e comentaram que diferentes pessoas têm caído e se machucado, em alguns casos.

Entre as intervenções na praça Nossa Senhora da Conceição, a empresa destinou a área que fica na frente da igreja matriz para manter de depósito. É nessa região que ficavam o estacionamento de motos, além de uso para veículos de táxi permaneceram parados. O fácil acesso entre a igreja e o ponto de táxi era um facilitador para corridas no período das missas. Agora, que esse acesso ficou parcialmente fechado e sem visualização fácil, o movimento para os profissionais de transporte sofreu queda. Por mais que a reforma avance, nessa parte a estrutura da obra permanece estática por conta da destinação dela por parte da empresa.

As intervenções ainda têm acarretado em muita poeira levantada para o comércio em volta da praça, e também não houve a instalação de gramas nos canteiros.

Por enquanto, não há definição de quanto esse transtorno vai ser finalizado. Pelo prazo previsto de obras, o que estava determinado no contrato já foi finalizado.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile