Ícone do site F3 Notícias

Região de Franca é premiada por iniciativas com foco na regionalização da saúde

Durante o 2º Fórum de Experiências Exitosas da Saúde, três projetos foram premiados entre 194 inscritos. Eles promoveram o aprimoramento do processo de pactuação das redes de saúde paulista. A região de Franca foi vitoriosa na área de “Experiências de Reconversão de Hospital de Pequeno Porte” com o trabalho de “Implantação de Leitos de Saúde Mental na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ipuã, perspectiva de um Hospital de Pequeno Porte”.

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, o evento reuniu mais de 500 participantes de todo o País.

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Franca juntamente com os municípios da região entendeu a carência em saúde mental na Santa Casa de Misericórdia de Ipuã, e a partir da ausência, buscaram a qualificação do cuidado hospitalar; ampliação da oferta e cuidado integrado; e fortalecimento e utilização das articulações intersetoriais.

Caracterizado como hospital de pequeno porte com 50 leitos, a casa de saúde conquistou o aumento de quatro leitos em saúde mental, readequações na unidade referente ao setor de Recursos Humanos e mudança na percepção do serviço quanto ao cuidado hospitalar, com a integração de assistentes sociais e psicólogos.

“O sentimento é de felicidade, de trabalho reconhecido. Sabemos todas as questões que temos nos hospitais de pequeno porte, é difícil trabalhar e motivar a equipe. O financiamento muitas vezes não é tão legal, mas esse prêmio é um reconhecimento e mostra que a equipe, gestores, Departamento Regional de Saúde (DRS) e todo mundo é capaz de trazer um pouco de impacto na saúde pública.” comentou Isaac da Silva Morais, gestor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Ipuã.

Os projetos exibidos no fórum apresentaram as ações desenvolvidas nos municípios com o apoio da Regionalização, IGM e Tabela SUS Paulista, diante das carências e necessidades de cada um. O bom funcionamento das iniciativas garante melhores estratégias de gestão, permitindo que essas práticas sejam replicadas e adaptadas em outras regiões, ampliando os benefícios para toda a população.

Programa de Regionalização

Em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir.

A parceria foi firmada com os 645 municípios paulistas para regionalizar os atendimentos e tratamentos oferecidos em São Paulo. Foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile