Ícone do site F3 Notícias

Região de Franca pode sofrer nova reclassificação nesta sexta e ter que fechar setores

Foto: Governo do Estado de São Paulo/SP

A onda crescente de casos de covid-19 em todo o Estado e a contínua falta de leitos, apesar da primeira explosão de casos no ano passado ter afetado as cidades da mesma forma, fará com que a reclassificação do Plano São Paulo seja antecipada de fevereiro para esta sexta-feira (15). A orientação para antecipar em mais de 20 dias a avaliação foi do Centro de Contingência da Covid.

O Departamento Regional de Saúde VIII, que tem sede em Franca e engloba outros 21 municípios, está atualmente na fase amarela e pode ser transferido para outras fases mais restritivas do Plano São Paulo. O critério de falta de leitos é um dos fatores levados em consideração.

“Na 2ª semana epidemiológica do ano, o estado de SP segue em quarentena. Nas últimas 24 horas, SP registrou 15.227 novos casos de Covid, com 323 óbitos. A média móvel está hoje acima de dez mil casos diários, com taxa de óbitos acima de 200. A média de internações segue superior a 1600 internações diárias. Números estes semelhantes aos do pico da pandemia, em agosto. A ocupação de leitos de UTI no estado atingiu hoje 66,3%. O total de óbitos no estado atingiu o número de 48.985. Em relação à primeira semana epidemiológica, houve aumento de 11,7% no número de novos casos, incremento de 3,3% nas internações e queda de 19% no número de óbitos”, informou nota do governo estadual.

Na realidade específica de Franca, somente entre segunda-feira (11) e esta quarta-feira (13) houve o diagnóstico de casos de covid-19 em 680 pessoas. As complicações causadas pela doença causaram a morte de cinco pacientes. Com relação às vagas de UTI no SUS, há somente dois leitos disponíveis, dos 30 existentes. Na enfermaria, há 26 pessoas internados e 36 leitos preparados para atender. A rede particular, que tem mais mobilidade para ser aumentada, tem 17 pessoas internadas e há 27 leitos.

A Prefeitura de Franca comunicou nesta quinta-feira (14) uma ampliação de vagas para atendimento no Pronto-socorro “Álvaro Azzuz”, que é a unidade pelo SUS especializada para atender pacientes com suspeita e realizar estabilização para casos mais graves.

“Visitei, na manhã de hoje (14), o Pronto-socorro “Álvaro Azzuz” para acompanhar de perto a implantação das mudanças que determinei para a estrutura de atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 e que necessitam de um atendimento mais urgente. Agora, o pronto-socorro conta com 8 leitos tipo UTI, equipados com respiradores e monitores, semelhantes a de hospitais, além de uma equipe técnica qualificada para o atendimento seguro e de qualidade para a população”, explicou o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).

O governo municipal também está com R$ 14.311.000,00 remanejados do orçamento para realizar apenas ações de combate à pandemia. Esse dinheiro será voltado para compra de cestas básicas, pagamento de médicos terceirizados que serão contratados pela Prefeitura de Franca para atender na linha de frente da covid-19. Servidores lotados na Secretaria de Saúde também irão receber pagamentos com essa realocação de recursos. Medicamentos também serão adquiridos.

Veja como funciona as fases do Plano São Paulo:

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile