A nova reclassificação do Plano São Paulo divulgada no começo da tarde desta sexta-feira (15) colocou o Departamento Regional de Saúde VIII (DRS VIII) na fase laranja. A nova medida passa a valer na segunda-feira (18) e com isso bares precisarão fechar às 20h para consumo interno, bem como lojas e shoppings, que só poderão funcionar por 8h, após as 6h e antes das 20h.
“O decreto será publicado amanhã (sábado, 16). Vamos ter que fazer um esforço adicional para evitar o contágio. Nossas medidas restritivas de novembro e dezembro funcionaram, mas houve uma aceleração de contágio em janeiro e por isso medidas precisam ser tomadas”, afirmou a secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen.
De acordo com as regras do Plano São Paulo, os shoppings podem funcionar 12 horas (após as 6h e antes das 22h) na fase amarela, a qual a região de Franca estava. A partir da fase laranja, esses empreendimentos devem funcionar 8 horas (após as 6h e antes das 20h). O comércio segue a mesma regra.
De acordo com dados do Plano São Paulo, a região de Franca, que engloba 22 municípios, a taxa de ocupação de leitos UTI Covid entrou em uma fase crítica, na estatística de 70,2. Números abaixo de 70 indicam melhor nível de leitos para atender pacientes e acima de 70 demonstra que há risco de falta de leitos para pessoas em estado grave.
No documento apresentado pelo governo estadual nesta sexta-feira (15) indicou que Franca faz parte do grupo de municípios em alerta sobre a taxa de ocupação de UTI Covid por estar com números acima de 80%. A cidade tem atualmente taxa de 83% de ocupação de leitos. Há cidades em situação mais grave, como é o caso de São Manuel (100%), Embu das Artes (100%), Américo Brasiliense (100%), Presidente Prudente (98,6%).
Somente no município, há 30 leitos de UTI Covid SUS no Hospital do Coração, administrado pela Santa Casa de Franca. A lotação nessa estrutura chegou a ficar na capacidade máxima por mais de um dia na semana passada. Houve necessidade de pacientes serem transferidos para outros hospitais da região, como é o caso das Santas Casas de Ituverava, São Joaquim da Barra e de Igarapava.
O governo do Estado avalia os dados do Plano São Paulo de forma regionalizada, por isso a situação de falta de leitos é observada nos 22 municípios do DRS VIII.
Veja os dados oficiais:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.