Ícone do site F3 Notícias

Região de Franca segue na fase vermelha do Plano SP, com shoppings e lojas fechados; assista ao vivo

O governo de São Paulo confirmou no começo da tarde desta sexta-feira (10) que a regional de saúde a qual Franca pertence vai seguir na fase vermelha. Sem aumento de leitos de UTI pelo SUS e ainda com crescimento de casos, a avaliação do Estado classificou a região em período de maior restrição no Plano SP.

Nesta quinta-feira (9), somente Franca estava com 78% de ocupação de leitos de UTI (dos 37 disponíveis, 29 pessoas estavam internadas). Se observado esses dados somente nas vagas disponíveis via SUS, a taxa de ocupação estava em 86% (19 pessoas internadas em 22 leitos disponíveis). Pela rede particular, dos 15 leitos, 10 estavam ocupados (67% de ocupação). Na enfermaria, dos 42 leitos havia 14 pessoas internadas (33%).

Na quarta-feira (8), o Estado informou que a DRS VIII receberia 10 novos respiradores para ampliar a capacidade de atendimento de pacientes em estado grave. Porém, esses equipamentos ainda não constam no sistema da Saúde para garantir maior capacidade de atendimento. Não foi confirmado quando eles passarão a funcionar.

A regional de saúde a qual Franca pertence, DRS VIII, tem a menor capacidade de atendimento a pacientes graves por Covid-19 em todo o Estado. A Prefeitura de Franca havia solicitado ao Estado, no começo desta semana, a abertura de 20 novos leitos de UTI. O prefeito Gilson de Souza, no domingo passado, recorreu ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para tentar intermediar na Secretaria de Saúde a viabilização dessa nova capacidade. O atendimento a essa demanda foi com o anúncio dos 10 novos respiradores, na quarta-feira.

Franca tem atualmente 17 leitos de UTI na Santa Casa, além de 5 leitos pediátricos para pacientes no SUS. Na rede particular ainda há 10 leitos na Unimed e 5 no Hospital São Francisco (Regional). Na região, apenas na rede pública, a Santa Casa de Ituverava são 10 leitos, e há outros 5 na Santa Casa de São Joaquim da Barra.

Conforme o governo estadual, enquanto não houver aumento de capacidade de atendimento na regional de Franca, a central de regulação de pacientes pode encaminhar casos graves para o Hospital de Campanha do Ibirapuera, que fica na Capital, a 400 km de distância.

Desde o último final de semana, Franca e a regional de saúde DRS VIII (ao todo são 22 municípios) tem enfrentado risco de falta de vagas em UTI para pacientes com Covid-19. Por conta dessa situação, o Ministério Público Estadual decidiu acompanhar diariamente a lotação desses leitos. Os hospitais na Regional que atendem casos graves são as Santas Casas de Franca, São Joaquim da Barra e Ituverava.

Casos de Covid-19

Na quinta-feira (9), 556 pessoas já tinham sido infectadas em Franca desde a mensuração de casos, em 16 de março. O total de recuperados está em 202 pessoas. O número de pacientes que moravam em Franca e faleceram é de 12. Os casos negativos somam 1.034 e ainda há 211 pessoas aguardando resultado.

Os casos ativos em Franca chegaram a 342 neste dia 9. Desse número, 299 pessoas estão cumprindo isolamento domiciliar. Os pacientes que estão internados em UTI chegam a 29, e os internados em enfermaria, 14.

 

Assista ao vivo o pronunciamento

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile