Ícone do site F3 Notícias

Restaurantes poderão receber clientes em parte do Estado; Franca está fora dessa autorização

Foto: Divulgação

Em uma revisão do governo do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (5) foi anunciado que restaurantes, padarias e similares podem receber clientes em seu interior até o horário de 22h nas regiões que estejam na fase amarela do Plano São Paulo há pelo menos 14 dias consecutivos. Até então, era permitido atendimento presencial até as 17 horas.

Para a região de Franca, essa realidade está distante a pelo menos pouco mais de um mês para conseguir atingir as metas e se chegar à fase amarela do Plano SP. Hoje o Departamento Regional de Saúde VIII encontra-se na fase vermelha. Caso a região avance nesta sexta-feira (7), o que ainda não é certo, seria preciso 14 dias de fase laranja para entrar na fase amarela. Depois disso, mais 14 dias até que a região seja enquadrada nos critérios do governo estadual.

“Depois de rigorosa análise, o Centro de Contingência constatou que não houve impacto negativo dos indicadores epidemiológicos com a retomada gradual do consumo em restaurantes em regiões que estão na fase amarela do Plano São Paulo. A partir desta constatação, o Governo do Estado vai publicar amanhã decreto que autoriza abertura de restaurantes, padarias e estabelecimentos de alimentação até as 22 horas”, disse o governador João Doria, em coletiva de imprensa.

Atualmente estão na fase amarela a região de São João da Boa Vista e as regiões de São Paulo e da grande São Paulo.

De acordo com o Estado, o consumo local continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações.

A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o funcionamento precisa ocorrer por no máximo 6 horas diárias, consecutivas ou não, com adoção dos protocolos geral e específicos para o setor. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição.

Para Franca sair da fase vermelha, é necessário principalmente que haja ampliação de leitos de UTI Covid. Nesta semana, houve a presença dos secretários estaduais de Saúde, Jean Gorinchteyn, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para analisar in loco a situação da região. O aumento da estrutura hospitalar deve ocorrer, porém não está acertado que será possível que tudo seja implementado ainda nesta semana.

O DRS VIII já está na fase vermelha há mais de 20 dias. Nessa etapa, lojas e shoppings não podem funcionar com portas abertas para atender clientes. Os restaurantes em Franca estão funcionando apenas para delivery.

*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile