O delegado Seccional de Franca, Wanir José da Silveira Júnior, realizou reunião com diferentes delegados da Polícia Civil para discutir medidas de implantação para aprimorar o trabalho na segurança pública da região. A reunião envolveu mais de 13 delegados e aconteceu no dia 30 de janeiro. Estatísticas recentemente divulgadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública também foram analisadas nessa reunião.
Esse trabalho conjunto envolveu discussão de estratégias para incrementar as ações de investigações criminais. Principalmente envolvendo a necessidade de ocorrerem procedimentos bem fundamentados e que oferecem detalhes tecnicamente consistentes. Essa vertente foi abordada para garantir que os inquéritos elaborados tenham maior efetividade, tanto para a eluciação dos crimes na região de Franca, como oferecer mais elementos para a denúncia à Justiça.
Conforme apurado, o delegado Seccional destacou a importância de se manter nível alto no atendimento ao público e priorizar nas delegacias e plantões serviço humanizado.
Na reunião também aconteceu a apresentação de medidas práticas para otimizar os trabalhos nas unidades que pertencem à Seccional de Franca. Estão incluídas nessa região:
- Delegacia de polícia do Município de Batatais;
- Delegacias de Polícia dos 1º e 2º Distritos Policiais, Delegacia de Polícia de Investigações Gerais e Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes, de Franca;
- Delegacias de Polícia dos Municípios de Igarapava, Itupeva e Miguelópolis;
- Delegacias de Polícia do 1º Distrito Policial de Batatais e dos 3º, 4º, 5º e 6º Distritos Policiais de Franca;
- Delegacias de Polícia dos Municípios de Guará, Patrocínio Paulista e de Pedregulho;
- Delegacia de Polícia do 1º Distrito Policial de Ituverava, Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher e Cadeia Pública, de Franca;
- Delegacias de Polícia dos Municípios de Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Itirapuã, Jeriquara, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e de São José da Bela Vista.
Para Franca, as ações das forças de segurança surtiram efeito em 2024 para reduzir índices de criminalidade. O número de roubos em 2024, na comparação com o ano anterior, caiu de 315 (2023) para 279 casos registrados. Os furtos também caíram. Em 2023 foram 4.944 crimes dessa categoria, contra 3.980 em 2024. Sobre homicídios dolosos, em 2023 ocorreram 23 crimes, sendo que 25 vítimas morreram de morte violenta. No ano passado, foram 20 homicídios dolosos, com 20 vítimas.
Leia mais: