Os organizadores da 1° Rodada de Negócios Internacionais de Franca decidiram adiar o evento. Ele estava marcado para acontecer entre os dias 18 e 19 de março. O evento previa contribuir na alavancagem da exportação de produtos produzidos em Franca no setor calçadista para, ao menos, 10 países. O cancelamento aconteceu como medida preventiva por conta do contágio do novo coronavírus.
Estava prevista a presença superior a 300 pessoas na rodada de negócios e representantes de importadores de Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai.
“Os realizadores entendem que, embora não haja restrições impostas por nenhum governo com relação ao livre trânsito de pessoas oriundas dos 10 países que participarão da rodada, nem motivo para pânico, o adiamento é prudente”, detalha nota assinada por ACIF, Prefeitura de Franca, Franca Chamber of Commerce, Invest SP e Sebrae.
A precaução mencionada pela organização é que todos os importadores teriam acesso a aeroportos para chegar a Franca e acabariam tendo contato com outras centenas de pessoas durante essa viagem, tanto em aeroportos como em rodovias.
Conforme nota oficial, está sendo negociada a estrurura que tinha sido montada para que prejuízos sejam minimizados. Valores não foram divulgados.
Quem já tinha sido aprovado para participar da rodada está com vaga garantida para a edição que for realizada futuramente. “A rodada de negócios acontecerá tão logo a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarar a situção do COVID-19 controlada”, reforça a organização.