A falta de chuvas está afetando os municípios da região da Bacia Hidrográfica Pardo e Grande. No total, 31 municípios dessa região são operados pela Sabesp, onde Franca é a sede. A estiagem que está atingindo a região e o aumento de consumo por conta da pandemia e das altas temperaturas têm diminuído a vazão dos mananciais da água e sobrecarregado os sistemas que abastecem os municípios.
“A Sabesp está realizando todas as ações para garantir a distribuição de água para a população, porém, a ajuda e a colaboração de todos são imprescindíveis para evitar que a água falte. Pequenas mudanças de hábitos como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo e não lavar calçadas com mangueiras já ajudam a evitar o desperdício deste bem tão necessário, principalmente neste período de estiagem”, informou a companhia.
Conforme a companhia, a previsão de chuvas para a região é só para partir do dia 22 de setembro.
Veja abaixo outras dicas sobre como economizar água:
1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.
2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
3. Não use água corrente para descongelar alimentos.
4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.
Novo Sistema em Franca
Como parte dos projetos de ampliação da capacidade de abastecimento, a Sabesp retomou as obras do novo Sistema Produtor Sapucaí Mirim, em Franca. Os trabalhos foram iniciados em julho de 2020 e têm previsão de término em junho de 2022, mas poderão auxiliar parcialmente o fornecimento de água já no ano que vem.
Após a conclusão, o sistema irá beneficiar toda a população de mais de 350 mil habitantes de Franca, garantindo o abastecimento pelos próximos 30 anos.