Conforme anunciado no início de julho, o Grupo Santa Casa de Franca cumpriu o compromisso assumido com o Governo de São Paulo e com a população, concluindo nesta segunda-feira (4), mais 20 leitos que estavam programados. A Diretoria Administrativa do Grupo agora necessita de publicação no Diário Oficial pelo Governo do Estado de São Paulo para que possa iniciar efetivamente o atendimento aos pacientes.
Até o momento a instituição já havia colocado em funcionamento 20 leitos para amenizar as dificuldades enfrentadas pela população devido à fila de espera por vagas de internação na rede terciária – e agora aguarda a liberação para financiamento dos 40 leitos totais pelo governo estadual e mais 9 leitos pelo Ministério da Saúde para que possa disponibilizar o acolhimento imediato aos pacientes de Franca e mais 21 municípios da região, que totalizam aproximadamente 750 mil habitantes. No total, há agora 330 leitos disponíveis pelo SUS, mas que ainda dependem de liberação de recurso para seu funcionamento pleno.
O Grupo Santa Casa de Franca apontou que o financiamento do Gestor SUS é imprescindível para que a unidade possa realizar a gestão desses 40 leitos totais. Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, destacou que a instituição está alinhada na política de atendimento público. “Estamos inteiramente comprometidos com esta parceria – e temos cumprido integralmente todas as etapas do acordo com o Governo de São Paulo na instalação dos leitos que a população tanto necessita; a partir de agora o Gestor SUS deverá fazer os devidos repasses à instituição para que esta possa fazer a gestão e manutenção desses últimos 20 leitos recém instalados, uma vez que somos prestadores de serviços de saúde para o SUS. Mais uma vez enfatizo a importância do apoio de todos os envolvidos nessa força-tarefa, destacando a atuação da nossa Deputada Estadual Delegada Graciela, do Secretário Estadual de Saúde Dr. Eleuses Paiva, seu assessor técnico sr. Edson Rogatti e à Prefeitura de Franca”, concluiu o presidente.