O Grupo Santa Casa de Franca divulgou nesta sexta-feira (8) que vai deixar de receber R$ 3.484.245,60 ao ano. O recurso vinha para o hospital por meio do Programa Santas Casas SUStentáveis. O governo do Estado determinou corte global de R$ 80 milhões/ano agora em 2021. Todas as Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado recebiam fatia dessa verba. O Grupo Santa Casa não divulgou qual é o orçamento anual que tem para este ano.
“Impactará severamente sobre os milhares de procedimentos realizados anualmente, prejudicando seriamente a prestação de serviços de saúde à população, inclusive em relação aos tratamentos de covid, em meio à maior crise de saúde mundial. Os programas estaduais já sofriam com defasagem dos valores e cortes anteriores, mas não irão suportar o mesmo volume e qualidade de atendimento com esse corte em plena pandemia. Prejuízo ainda maior, pelo fato que a Santa Casa de Franca é um hospital de ensino, que colabora para a formação de profissionais da saúde e construção do conhecimento científico, promovendo o alto nível da saúde na região”, informou a entidade beneficente.
Na Santa Casa de Franca há estágio de estudantes de medicina da Unifran e da Uni-Facef.
O setor filantrópico, de acordo com o grupo, é o que destina mais de 47 mil leitos de enfermaria, mais de 7 mil leitos de UTI ao SUS e representa mais de 50% das internações e mais de 70% dos atendimentos em alta complexidade, como oncologia, cardiologia e transplantes. Quando o poder público não tem estrutura própria para realizar os atendimentos de saúde, principalmente os de alta complexidade, entidades filantrópicas são contratadas para prestarem esse serviço.
Em Franca, como exemplo desse cenário da saúde pública, não há hospital público e por isso a Santa Casa, que é gerenciada por uma entidade privada e sem fins lucrativos, realiza os atendimentos tanto por meio do hospital no Centro da cidade, como no Hospital do Coração e no Hospital do Câncer.
Em mais de 200 municípios do Estado, a Santa Casa ou o hospital filantrópico é o único equipamento de saúde para atendimento à população.
Dados do setor divulgados pelo Grupo Santa Casa:
– 382 unidades hospitalares
– 47.068 leitos destinados ao atendimento SUS
– 7.485 leitos de UTI
– Mais de 1,2 milhão de internações/ano
– Mais de 110 mil trabalhadores ligados à assistência
– 50,26% dos leitos existentes em SP estão nos hospitais filantrópicos
– 50,78% das internações em SP são feitas nos hospitais filantrópicos
– único hospital em mais de 200 municípios paulistas é filantrópico.
“O Grupo Santa Casa de Franca solidariza-se juntamente às demais Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo e nutre a esperança por um diálogo equânime junto ao governo estadual, mas como instituições parceiras do Estado na prestação de serviços de saúde e não na condição de dependentes”, publicou a entidade em nota.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.