A Secretaria Municipal de Saúde, diante da emergência da doença respiratória causada pelo novo coronavírus (2019-nCoV), através da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira, 31, um documento de alerta sobre os serviços de saúde no município aos seus profissionais de saúde.
O governo municipal ainda destaca a necessidade da organização do manejo e fluxo de atendimento das portas de entrada da população em seus respectivos estabelecimentos e as providências imediatas que devem ser tomadas.
No comunicado, a Vigilância observa que a OMS (Organização Mundial da Saúde) elevou o risco do coronavírus para risco iminente de epidemia a nível global, conforme número de casos detectados na cidade de Wuhan (China) e em outros países. No Brasil, as informações mais recentes indicam para a situação de 13 casos suspeitos da doença até o momento.
“É baseado nessas recomendações da OMS que a equipe Epidemiológica Municipal de Franca está reforçando o alerta aos profissionais de toda a rede, UBS, ambulatórios, Prontos-Socorros, UPA e outros, com base nas recomendações atualizadas do Ministério da Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo sobre manejo clínico dos casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus bem como orientações de coleta de amostras laboratoriais e medidas de isolamento”, informou nota.
Qualquer situação que envolva paciente com suspeita da doença, ao ser identificado pelo profissional da respectiva unidade de atendimento, deverá notificar imediatamente a Vigilância Epidemiológica para os procedimentos seguintes com base nas orientações do Ministério da Saúde.