A Prefeitura de Franca confirmou que a partir desta segunda-feira (6) o Pronto Socorro ‘Álvaro Azzuz’ (unidade para adultos) tornar-se a unidade de referência para cuidar de pacientes com suspeitas da Síndrome Respiratória Aguda, o novo coronavírus. A unidade passou por alterações para servir esse tipo de atendimento. O hospital de campanha da Unimed Franca, que começou a ser montado no final de março, também começa a funcionar nesta segunda e só atenderá suspeitas da doença.
Conforme o Ministério da Saúde divulgou neste sábado, é esperado um aumento de atendimento com pacientes suspeitos de ter contraído covid-19 nas próximas semanas.
“Essa mudança faz parte da estratégia de enfrentamento da pandemia que assola o País e o mundo e pode chegar à cidade a qualquer momento, em que pese o conjunto de esforços das autoridades com a participação e o envolvimento de toda a comunidade”, informou nota oficial da Prefeitura de Franca.
Pelo SUS, quem tiver outra urgência que não seja problemas respiratórios deverá procurar a UPA do Jardim Aeroporto I (Rua Cyro Eduardo Rosa Faleiros, 600 – Prolongamento Jardim Aeroporto I, telefone 16 3721-6807) ou a UPA do Jardim Anita (Avenida Nelson Nogueira, 1725 – Jardim São Gabriel, telefone 16 3720-3977).
Crianças continuam sendo atendidas no antigo Janjão (Rua Aluísio Pachêco Ferreira, 4010, Jardim Maria Gabriela, 4922-5036, 16 3703-1440 ou 16 3703-1141) e na mesma unidade há uma área separada para atender pacientes com problemas respiratórios. “Havendo necessidade os pacientes serão encaminhados para internação hospitalar”, explica a Prefeitura de Franca.
Polícia Militar, Bombeiros, Autovias (concessionária de rodovia), Guarda Civil, Lar de Idosos e SAMU foram informados das mudanças estruturadas no Plano Municipal de Contingenciamento e Enfrentamento do Coronavírus para direcionar pacientes para as unidades melhor indicadas.
Hospital de campanha
A Unimed Franca e o São Joaquim Hospital e Maternidade construíram um hospital de campanha para funcionar como Centro de Triagem para pacientes com suspeita do novo coronavírus. O Centro de Triagem Covid-19 funcionará na Rua Abílio Coutinho, 331, no bairro São Joaquim, ao lado da Unidade de Emergência do Hospital a partir do dia 6 de abril, nesta segunda-feira.
O hospital ainda tem 10 leitos isolados para atendimento de pacientes contaminados ou com suspeita, com a possibilidade de ampliação para mais 10 vagas, totalizando 20.
Veja telefones para tirar dúvidas
Ministério da Saúde – Whatsapp (61) 9938-0031
Secretaria de Estado da Saúde – Whatsapp (11) 95220-2923
Como se prevenir