Os serviços de saúde pública de Franca investigam uma suspeita de paciente com coronavírus na cidade. A notificação à Secretaria Municipal de Saúde de Franca foi feita nesta quarta-feira (26). A paciente de 36 anos deu entrada em um hospital particular da cidade.
Ela apresentou sintomas respiratórios e tem histórico de viagem recente ao Norte da Itália, mais especificamente em Milão.
As Vigilâncias Epidemiológicas Municipal e Estadual estão também acompanhando o caso.
Durante consulta, foi constatada a suspeita diagnóstica, conforme critérios do Ministério da Saúde. Foram coletadas amostras biológicas e feitas orientações para que a mulher fique em isolamento domiciliar. “Como ela apresentava boas condições clínicas, recebeu alta e permanecerá sob monitoramento das equipes de saúde em casa”, informou nota da Secretaria de Saúde.
“Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo monitoradas em domicílio e orientadas em relação a sinais e sintomas da infecção pelo novo coronavírus. Caso estas pessoas apresentem algum dos sintomas, elas devem procurar assistência médica”, ressaltou o boletim oficial.
Critérios adotados pelo Ministério da Saúde para avaliação:
Situação 1: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros). Histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Situação 2: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Situação 3: Febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros ) E contato próximo de caso confirmado (laboratorialmente para) de coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Orientações à população
Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e jogar no lixo e higienizar as mãos depois.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
• Etiqueta respiratória:
A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica estão com equipes de saúde em alerta e atualizadas sobre a conduta de atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus. Todos os profissionais dos prontos-socorros, UBSs e Upas são orientados, desde as recepcionistas até equipe de enfermagem e médico.
*Matéria atualizada às 17h47.
Foto: Divulgação.