O secretário municipal de Saúde de Franca, Lucas Souza, reconheceu que o sistema de vacinação contra covid-19 implantando na cidade precisa de ajustes para ser melhor operacionalizado. As aplicações da imunização, que começaram em janeiro de 2021, passaram por várias críticas da população ligadas à organização. Houve também caso de aplicação de dose não realizada, mas que passou por correção.
“Fizemos alguns ajustes no Programa de Imunização, buscando melhorar e oferecer total transparência ao nosso trabalho. Nossas equipes estão empenhadas em fazer o melhor possível”, reconheceu Lucas Souza.
Depois das reclamações realizadas pela população ao longo principalmente de março e abril, a Prefeitura anunciou que desde esta segunda-feira (26) passou realizar novas medidas para tentar melhorar o processo de vacinação.
Nessa lista de mudanças está a presença de um representante da Divisão de Auditoria e Controle Interno nos postos drive thru do Poliesportivo e Parque Fernando Costa para monitorar possíveis problemas ligados a não aplicação de dose. Houve também reforço das orientações de protocolo para aplicação das vacinas tanto para servidores da rede municipal de saúde como para membros das instituições de ensino que dão apoio na imunização.
No protocolo de aplicação implantando está especificado que o profissional na linha de frente precisará fazer a aspiração do líquido na frente do usuário e mostrar a ele a seringa. Depois de injetada a dose, o profissional precisa mostrar à pessoa a seringa vazia.
Desde esta segunda-feira (26), o governo municipal também passou a divulgar a lista de pessoas que foram imunizadas desde janeiro. Essa publicação passou a ser feita após aprovação de lei pela Câmara exigindo essa medida de transparência.
Nos pontos de drive thru, há uma média de 800 pessoas sendo atendidas diariamente. “As ações serão reforçadas nos postos drive thru, tendo em vista que são os locais de maior movimentação de pessoas para a vacina”, divulgou nota da Prefeitura.
Desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Franca, já foram imunizadas com a primeira e a segunda doses, até a última sexta-feira (24), 76.624 pessoas, entre idosos a partir de 64 anos ou mais, profissionais de Saúde e Educação, além de idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.
Ainda foram aplicadas 1.611 doses em profissionais de Segurança e Salvamento, cujo trabalho foi inteiramente coordenado pelo Batalhão de Polícia Militar.
Franca ocupa no ranking de vacinação no Estado de São Paulo a 412º posição entre 645 municípios.
A melhor cidade posicionada nesse ranking é Serrana, que já aplicou 29.682 doses, número que corresponde a 65% da população. Esses dados são referentes à primeira dose e estão publicados no site Vacine Já, do Estado.
Locais de vacinação
A Prefeitura de Franca divulga, diariamente, os locais de vacinação. Há mudanças rotineiras por conta da falta de doses para todos os grupos prioritários.
Nesta terça-feira (26), por exemplo, idosos com 69 anos ou mais estão sendo vacinados na UBS Estação e na UBS Ângela Rosa, porém só 300 doses estavam disponíveis. O horário para a aplicação acontece das 7h30 às 13h.
Para a segunda dose, as UBSs do Guanabara e do Horto fazem a aplicação para profissionais de saúde das 7h30 às 13h. Na UBS Paulista também há aplicação para esse grupo, porém no horário de 7h30 às 17h O governo do Estado enviou 800 doses para este público.
Todas as pessoas que podem ser vacinadas precisam fazer um pré-cadastro via whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site Vacine Já.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055