A primeira visita de secretários estaduais a Franca durante a pandemia do novo coronavírus serviu principalmente para a o chefe da pasta da Saúde, Jean Gorinchteyn, identificar a situação de atendimento local para pacientes diagnosticados com a doença.
Há mais de um mês, Secretaria de Estado de Saúde, Ministério da Saúde, Grupo Santa Casa e Prefeitura de Franca não conseguem definir acerto para repasse de verbas para instalação de leitos. Esse imbróglio envolveu outros secretários de Saúde, como é o caso de José Henrique German, que deixou o cargo há duas semanas.
As restrições mais rígidas para Franca e outros 21 municípios devem durar ao menos até 10 de agosto. Nesta sexta-feira (7), uma nova avaliação sobre a situação da pandemia na DRS VIII vai ser divulgada pelo governo de São Paulo.
Gorinchteyn veio a Franca acompanhado do secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi. Antes do encontro técnico na Santa Casa, os dois conversaram com prefeitos do Departamento Regional de Saúde VIII e ouviram deles a necessidade de instalação de leitos para garantir que a região possam sair da fase vermelha do Plano São Paulo. Nessa etapa do Plano SP, lojas e shoppings precisam ficar com portas fechadas.
Na Santa Casa, quem atendeu os secretários foram o administrador hospitalar do Grupo, Thiago Silva, além do presidente Tony Graciano. Os representantes da entidade beneficente fizeram uma apresentação técnica da estrutura dos hospitais do Grupo e dos indicadores de produção gerais e de atendimentos a pacientes da Ala COVID instalada no Hospital do Coração.
Eles ainda solicitaram que 10 leitos da enfermaria sejam convertidos em UTI. Para que isso aconteça, será preciso que o Estado envie equipamentos. O convênio entre o Grupo Santa Casa com o governo do Estado de São Paulo sobre esses leitos é o de número 1399/2020. “Os secretários de Estado anunciaram a atenção e preocupação do Governo de São Paulo com a região, que está na fase vermelha do Plano Ação SP de Contenção à Pandemia da Covid 19 – e demonstraram real interesse em analisar e aplicar medidas concretas”, informou a Santa Casa, por meio de nota.
O prefeito Gilson de Souza (DEM) acompanhou os secretários estaduais na reunião, porém a Santa Casa não mencionou a presença dele em sua nota.
*Matéria atualizada às 20h20 para acréscimo de informações
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.