As obras de renovação do Terminal Urbano Ayrton Senna, no Centro de Franca, caminham para o período de reta final. A reforma está com previsão de mais um mês para se concluída, ou seja, final de março. Entre as alterações que estão sendo feitas há troca de todo sistema hidráulico e elétrico, o teto, reformulação dos banheiros e da sinalização para deficientes, além de pintura da estrutura espacial.
Desde que foi inaugurado, em março de 2000, o terminal nunca tinha passado por renovação. Foram quase 20 anos sem adequações necessárias no local, que passaram a ser realizadas no final de 2019.
A intervenção foi acertada entre a Prefeitura de Franca e a empresa São José, concessionária do transporte público na cidade, como um dos itens necessários para ocorrer a renovação de contrato entre as partes por um período de 10 anos. O acerto foi dado ano passado e as obras no terminal começaram no final de agosto.
“O projeto faz parte de um dos compromissos estabelecidos no contrato de renovação da concessão do serviço de transporte coletivo”, divulgou o governo municipal, em nota.
No início das mudanças na estrutura pública, por onde entre 25 mil e 30 mil usuários transitam todos os dias, foi necessária a interdição de vias e mudanças no trânsito da região central. Justamente devido a essas alterações de rotas no tráfego, a obra chegou a ficar paralisada por quase um mês em dezembro a pedido de comerciantes. Conforme a assessoria de imprensa da empresa São José, a paralisação foi atendida para que não houvesse risco de prejuízo ao comércio da área.
Com a retomada em janeiro e aceleração de alguns procedimentos, o cronograma de execução de serviço praticamente não ficou atrasado. Até agora já foram concluídos as obras nos banheiros masculino e feminino e renovação da hidráulica e parte elétrica. Está previsto para a próxima quarta-feira (26) a finalização da pintura na estrutura espacial.
Paralela à pintura, está sendo feito a reforma da plataforma central do Ayrton Senna e a recuperação do leito carroçável da via.
“Os serviços de substituição das telhas têm previsão de término em 20 dias, após o início das ações. Em seguida, será feita a troca do policarbonato (do telhado), com previsão de mais 15 dias. Esses prazos podem ser afetados se houver maior intensidade de chuvas”, detalhou a assessoria de imprensa da empresa São José. “A previsão de término da reforma geral é final de março”, complementou a nota.