No período de quase quatro meses de luta em Franca para controlar a pandemia do novo coronavírus, esta semana iniciada em 12 de julho está sendo uma das mais difíceis. Entre o domingo (12) e esta sexta-feira (17) já foram confirmados 170 casos da doença e ainda houve três mortes.
O óbito mais recente é de um homem de 88 anos, que estava internado no Hospital do Coração, do Grupo Santa Casa.
“A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca informa o registro de mais um óbito, nesta sexta-feira, 17 de julho. Um homem de 88 anos, que estava internado, mas não resistiu. Também foram registrados mais 31 casos positivos da Covid-19, aumentando o número para 777. O número de suspeitos caiu para 173, enquanto os registros negativos aumentaram para 1.284. O número de pacientes recuperados subiu para 282”, discriminou nota da Prefeitura.
Diante desse cenário de crescimento da Covid-19 na população, a taxa de ocupação de leitos segue alta. Nos leitos clínicos há 19 pessoas internadas e 45 vagas disponíveis. A ocupação de leitos de UTI SUS é de 15 leitos dos 22 disponíveis. A ocupação de leitos de UTI particulares é de 12 leitos dos 15 disponíveis.
E mesmo com essas condições que alertam para um agravamento de casos, a quantidade de leitos de UTI no SUS permanece sem crescimento prometido pelo governo estadual. Sem autorização do Ministério da Saúde, o Estado não repassa recursos para a Santa Casa, que apesar de ter respiradores não inicia seu funcionamento por aguardar a contratuazalição.
Nesse jogo político, a Prefeitura de Franca anunciou que repassará R$ 1,4 milhão para a Santa Casa, comprando 10 leitos. No hospital da cidade, dos 15 leitos de UTI que estão ocupados, cinco de moradores de Franca e outros 10 são pacientes vindos de sete cidades da região.