Na estrutura do governo municipal de Franca, quatro servidores em cargos estratégicos foram exonerados nesta sexta-feira. Eles devem concorrer a um cargo eletivo na eleição municipal deste ano e por isso precisam pedir desincompatibilização.
As portarias foram publicadas no Diário Oficial do Município exonerando o secretário de Esporte, Arte, Cultura e Lazer Elson Francisco Bonifácio, o Boni; o secretário de Educação Edgar Ajax dos Reis Filho; o presidente da Fundação Esporte, Arte, Cultura e Lazer Marlon Danilo Centeno; e o secretário de saúde Luiz Carlos Vergara Pereira.
As portarias são do dia 2 de abril, com publicação na edição desta sexta-feira (3). Os substitutos para os postos não foram divulgados oficialmente até a tarde desta sexta-feira.
Outro detentor de cargo público que teve o afastamento publicado nesta sexta-feira é o delegado de Polícia Civil Marcelo Rodrigues Alves Caleiro. A portaria concedendo a desincompatibilização foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição desta sexta-feira. Caleiro, que já foi vereador, vai ser candidato novamente a uma cadeira no Legislativo municipal.
Neste sábado termina prazo para regularização e filiação partidária de quem vai concorrer ao pleito em outubro. O prazo está previsto no artigo 9º, caput, da Lei nº. 9.504/97(Lei das Eleições) e no artigo 20, caput, da Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos). A data é também um marco, pois representa o prazo de seis meses antes da data da eleição, marcada para 4 de outubro.