Nesta quarta-feira, 9 de outubro, o Sesi Franca Basquete conquistou o título do Campeonato Paulista 2024, ao vencer o São José por 87 x 73, no Ginásio Pedrocão. Com a vitória, a equipe francana fechou a série final em 2 a 0, em Franca e garantiu o 16° troféu do paulista.
O primeiro quarto começou com muito equilíbrio, ambas as equipes fazendo boas defesas e limitando o ataque a poucos pontos, mas Rafael Hettsheimeir esquentou no jogo e, com duas bolas de três, forçou o técnico Régis Marreli a pedir o primeiro tempo da final. No retorno, Helinho promoveu as entradas de Corvalan, Charles Hinkle e Nathan Mariano, nos lugares de David Jackson, Didi e Hettsheimeir. As alterações surtiram efeito e os atletas que entraram fizeram seis pontos, somados a mais uma bola de três de Lucas Dias, fechando o quarto com uma vitória por 23 x 11.
No segundo período o Sesi Franca voltou a quadra com: Corvalan, David Jackson, Zu Jr, Charles Hinkle e Nathan Mariano. O time imprimiu uma forte defesa e, com paciência no ataque, aumentou a vantagem de 12 pontos para 16, forçando um novo tempo da equipe joseense. Lucas Dias voltou quente do tempo, anotando oito pontos em dois minutos e, com mais uma bola de três de David Jackson, o Sesi Franca venceu o quarto por 22 x 18.
Retornando dos vestiários, a equipe francana voltou com: Georginho, Corvalan, Didi, Hinkle e Hettsheimeir. Com esse quinteto em quadra, o Sesi Franca ficou trocando cestas e chegou a abrir 20 tentos de vantagem e venceu o quarto novamente, agora por 21 x 20.
Com a vantagem já consolidada, o Sesi Franca apenas controlou o último período e o venceu por 87 x 73, se tornando campeão paulista pela 16° vez.
Quatro jogadores passaram da marca dos 10 pontos: Charles Hinkle foi o cestinha com 17 pontos, dois rebotes e duas assistências; Lucas Dias fez 15 pontos, três rebotes e quatro assistências; Didi Louzada anotou 14 tentos, dois tentos e uma assistência e Georginho de Paula fechou a lista com 12 pontos, sete rebotes e oito assistências.
Georginho foi eleito o MVP das finais, com médias de 15.5 pontos, 10.0 rebotes e 10.0 assistências. No jogo decisivo, o ala/armador garantiu 12 pontos, sete rebotes e oito assistências.
Helinho Garcia, técnico do Sesi Franca, comentou sobre o título conquistado em entrevista exclusiva para a TV Sesi Franca Basquete:
“Cada título se torna inesquecível pela forma que ele é construído. A busca, a entrega, a determinação e o dia após dia . Estou muito feliz de poder vencer o Campeonato Paulista novamente”, comentou Helinho Garcia.
Números do jogo
Charles Hinkle – 17 pontos, dois rebotes e duas assistências
Lucas Dias – 15 pontos, três rebotes e quatro assistências
Didi Louzada – 14 pontos, dois rebotes e uma assistência
Georginho de Paula – 12 pontos, seis rebotes e oito assistências
Zu Jr – 9 pontos, três rebotes e duas assistências
Rafael Hettsheimeir – 8 pontos e quatro rebotes
David Jackson – 5 pontos, cinco rebotes e cinco assistências
Facundo Corvalan – 3 pontos, quatro rebotes e três assistências
Nathan Mariano – 3 pontos, dois rebotes e uma assistência
Vitor Hugo – 1 ponto