Depois de sofrer com a marcação adversária no primeiro quarto, Sesi Franca Basquete imprimiu um ritmo mais contundente e abriu vantagem para vencer o R10 Score Vasco da Gama por 91 a 66 no Pedrocão, nesta quinta-feira (10/04).
Foi uma noite em que seis atletas francanos tiveram dois dígitos na pontuação e que bolas de três, rebotes, erros Cruzmaltinos e roubadas de bola fizeram a maior diferença para o Rolo Compressor.
Com o triunfo, o time da casa sabe que, no mínimo, termina a fase de classificação com a terceira colocação, ainda com uma remota chance de buscar o segundo. Já a equipe carioca cai para sétimo, faltando uma partida, e na melhor das hipóteses, lutando pelo quinto posto.
O Sesi Franca começo inaugurando o marcador com um arremesso de Didi Louzada, um dos que seriam destaque ao final do confronto. Contudo, o R10 Score Vasco da Gama mostrava que ficaria perto no marcador e não deixaria os donos da casa se engrandecer.
Pelo menos no primeiro e até metade do segundo quarto. Tanto que a vantagem francana não passou dos cinco pontos e com a segunda assistência de Marquinhos para o arremesso de Paulichi, o Gigante da Colina passou à frente, no 13 a 12. No fim do período, a maior rotação do time mandante fez a diferença para fechar em 18 a 15.
O pivô Wesley liderou a pontuação com seis. Não pesou tanto dois dos quesitos que apareceriam mais tarde: bolas de três (2 a 2) e rebotes (10 a 8), mas começou a diferença em bolas roubadas (3 a 1 para o Sesi Franca) e erros (5 a 3 cometidos pelo R10 Score Vasco da Gama).
Os erros persistiram no segundo quarto para a equipe carioca (5 a 2) e a marcação e precisão caíram, com o time buscando uma marcação por zona. Resultado: roubos de bola (2 a 1), rebotes (10 a 8) e bolas de três (4 a 1) favoráveis para o time do interior paulista.
Apesar de Paulo Scheuer crescer na produção ofensiva e Marquinhos se manter bem nas assistências, ter um Didi, com sete pontos e correndo quadra toda, e Georginho, com seis e se aplicando nos rebotes, tornou a tarefa inglória. E olha que Eugeniusz virou o marcador novamente, ao converter a bola de três com a quinta assistência de Marquinhos no 24 a 22. Todavia, se transformou em um 39 a 26, com uma corrida de 17 a 4 a favor dos francanos nos últimos seis minutos antes do intervalo.
Didi Louzada encontrando espaço para uma cravada para o Sesi Franca.; Foto: Marcos Limonti/ SFB
Com um ajuste de posicionamento e no único quarto em que venceu a batalha nas trincheiras pelos rebotes (13 a 7), o R10 Score Vasco da Gama conseguiu uma maior produção ofensiva com o trio Paulichi, Scheuer e Eddy funcionando e venceu a parcial por 21 a 20, descontando um ponto da margem criada.
Mesmo assim, não conseguiu descontar mais, porque persistiam os erros (5 a 2) e as roubadas de bola francana (3 a 1). A diferença, em determinado momento ficou beirando os 20 pontos e chegou nessa marca com o lance livre convertido por Lucas Dias. Sesi Franca parou nos 59, enquanto o Cruzmaltino esboçava uma reação saindo de 39 e fechando em 47 pontos.
Ficou no esboço mesmo. Já no começo do último quarto, Corvalán, que seria o cestinha do período com oito pontos, acertou uma bola de três como ducha de água fria nos ânimos adversários. Logo, o volume ofensivo do Sesi Franca passou a crescer ainda mais seu ritmo e ser mais letal.
Uma bola de três que Rafael Hettsheimer (sem bigode) acertou ficou latente a diferença de fôlego contra um elenco mais curto e desfalcado de Jamaal. Georginho acertou mais uma de fora do perímetro e a distância furou para 21 pontos no 77 a 56.
E só foi crescendo, mesmo entrando os jovens que não têm tanta minutagem na temporada do Sesi Franca. O time venceu novamente nas bolas de três (5 a 3), nos rebotes (8 a 3) e nos roubos de bola (4 a 1), enquanto os cariocas mantiveram a quantidade de erros (5 a 2) dos quartos anteriores.
No total, 13 a 8 na contagem de bolas de fora do perímetro convertidas, 42 a 34 rebotes, 12 a 4 em bolas roubadas para o time da casa e 20 a 10 em erros para a equipe visitante. Wesley terminou como cestinha da partida para o Sesi Franca, com 17 pontos.
Mas Georginho e Didi (16 cada) e Corvalán, Lucas Dias e David Jackson (11 cada) também deixaram dígitos duplos nas suas pontuações dentro do time. Pelo lado do R10 Score Vasco da Gama, apenas Eugeniusz e Scheuer (14 cada) e Paulichi (13) chegaram nessa condição.
O Sesi Franca ainda tem chances de terminar a temporada 2024/25 do NBB CAIXA em segundo, precisa vencer o Botafogo e superar o Flamengo por mais de 23 pontos, ainda torcendo para que o Rubro-Negro perca para Bauru Basket antes.
Apesar de possível, é mais provável que termine onde está, já que, três dias após o duelo no NBB CAIXA, enfrentará novamente o rival na semifinal do Final Four da Basketball Champions League Americas, no Rio de Janeiro. Já o R10 Score Vasco da Gama fecha sua temporada contra o Bauru Basket na próxima semana e acompanhando os desempenhos dos adversários mais próximos para saber qual colocação fica entre quinto e oitavo.