Os setores de bebidas e variedades em Franca devem movimentar R$ 6,7 milhões no Carnaval deste ano. A estimativa é do Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca (IE-ACIF). Na comparação com o ano anterior, o instituto aponta uma projeção menor.
De acordo com o instituto, do montante a ser movimentado, 93% ficará concentrado no segmento de bebidas alcóolicas e não alcóolicas e o restante em lojas de variedades, que comercializam itens como serpentinas, confetes, spray de espumas dentre outros adereços carnavalescos.
“A projeção deste ano é menor do que a verificada em 2019. Tivemos uma queda de 5,4 pontos na confiança do consumidor, como mostrou a Sondagem IBRE/FGV, o que deve impactar o consumo durante a data”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, via assessoria de imprensa.
Apesar do volume menor, a Acif Franca pondera que o valor que os consumidores devem gastar precisa ser comemorado. “Consideramos o incremento de R$ 6,7 milhões muito positivo e a expectativa é que haja uma retomada desta confiança no decorrer do semestre. Iniciamos o ano com saldo positivo de empregos, após 6 anos de baixas, e houve um alinhamento de expectativas em relação ao cenário econômico, fatores que devem fazer com que a população volte a se sentir confiante.”
As projeções do IE-ACIF foram feitas por meio da consideração de dados de empresas com CNPJs abertos na cidade de Franca (SP), tais como quantidade, porte e faturamento presumido.