Na proposta de alavancar os negócios na área da cafeicultura, Franca receberá entre os dias 6 e 7 de abril o Simpósio do Agronegócio Café (Simcafé). A proposta do evento, que entra em sua 12ª edição, é movimentar o mercado com a presença de 90 expositores. São empresas de insumos agrícolas, produtos veterinários, máquinas e implementos, energia solar e concessionárias de veículos.
O café em Franca tem ganhado cada vez mais destaque, tanto no setor econômico como também no cultural. Ano passado, houve bons números para a balança comercial, com exportação de mais de US$ 36 milhões de dólares. Neste ano, a escola de samba Ases do Ritmo venceu o Carnaval ao tratar sobre a história do café.
“Serão 3 dias intensos com muita informação, oportunidades comerciais exclusiva e inéditas, conhecimento e entretenimento”, destacou nota da Cocapec, cooperativa que organiza o evento e completará 35 anos.
Além das empresas, o simpósio deste ano reservou espaço para o Sicoob Credicocapec e o Banco do Brasil para que produtores possam solicitar financiamento para aquisição de implementos por meio do projeto Esteira BB Agro. A própria Cocapec intermedia os trâmites, o que promete dar mais agilidade no processo de liberação dos recursos.
“Como o objetivo principal do evento é a difusão de conhecimento, o Simcafé terá 3 palestras principais. No dia 6 será ‘O Mundo Mudou…Bem na minha vez!’, com Dado Schneider. Já no dia 7, é a vez de Cláudio Pagotto Ronchi falar sobre ‘Respostas Fisiológicas do Cafeeiro às Variações Climáticas’. E no dia 8, sobe ao palco Gil Barabach para discorrer sobre o tema ‘Perspectiva e Tendências do Mercado de Café'”, detalhou a Cocapec.
Além da parte técnica, as mais de 2 mil famílias cooperadas que produzem café terão espaço para apresentar seus produtos e haverá diversas versões de preparo. Como curiosidade, no ano passado foram consumidas quase 5 mil xícaras.
O Simcafé acontecerá no Villa Eventos, que fica na Rodovia Eng. Ronan Rocha, s/n – Rural, em Franca. A entrada será gratuita.
Veja a programação
Dia 06/04 (2º feira)
13h – Abertura – visitação de estandes e negociações
16h – Coffee Break
16h30 – Cerimônia oficial de abertura
17h – “O Mundo Mudou…Bem na minha vez!” com Dado Schneider
18h30 – Cocapec 35 anos – apresentação Mazinho Quevedo
Dia 07/04 (3ª feira)
9h – Visitação de estandes e negociações
11h30 – Almoço
16h30 – Coffee Break
17h – “Respostas Fisiológicas do Cafeeiro às Variações Climáticas”, com Cláudio Pagotto Ronchi.
Dia 08/04 (4ª feira)
9h – Visitação de estandes e negociações
11h30 – Almoço
16h30 – Coffee Break
17h30 – “Perspectiva e Tendências do Mercado de Café” com Gil Barabach.