Ícone do site F3 Notícias

Sistema informatizado da saúde de Franca falha pela 2ª vez em uma semana

As pessoas que dependem do sistema público de saúde em Franca estão com problemas para conseguir atendimento em unidades de saúde, como pronto-socorro e UPAs. O sistema digital da Prefeitura de Franca está com problemas, o que causa demora nas consultas ou os agendamentos acabam não sendo efetivados.

A primeira instabilidade ocorreu no NGA, nesta quinta-feira (6). Neste sábado voltou a ocorrer o mesmo problema, mas agora nas unidades de emergência.

A Prefeitura de Franca não divulgou comunicado oficial sobre a situação. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que também costuma fazer vídeos nas redes sociais, não se pronunciou. O último vídeo que ele fez abordou sobre a permanência do CEI.

O SIGS (Sistema Integrado de Gestão da Saúde) é um sistema de informação desenvolvido e mantido pela Divisão de informática da Prefeitura de Franca para uso da Secretaria de Saúde.

Implantado como projeto piloto em uma unidade de saúde no ano de 2002, atualmente é utilizado por toda a rede básica de saúde composta por atualmente 14 UBSs (Unidade Básica de Saúde), 5 PSFs (Programa Saúde da Família), além de unidades de atendimentos ambulatoriais e de especialidades (NGA 16 – Núcleo de Gestão Assistencial, Ambulatório de Saúde Mental Adulto e Infantil, Casa do Diabético e Centro Oftalmológico), diagnoses (CDI – Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório) e pronto-atendimento (Pronto Socorro Adulto e Infantil, Raio-X).

O sistema também é utilizado para fins administrativos pela Secretaria de Saúde e contempla outros serviços de apoio como a UAC (Unidade de Auditoria e Controle), Serviço de Remoção, APAC (Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade).

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile