Ao todo, 14 vereadores confirmaram o pedido para que seja feita a contratação de mais um assessor para atuar nos gabinetes da Câmara de Franca. O único que não fez solicitação foi Marco Garcia, confirmou o presidente da Casa, Daniel Bassi.
Agora que a etapa de manifestação foi concluída, o próximo processo é o burocrático. A etapa organizacional vai envolver entrega de documentos em 1 de junho e a nomeação será em 23 de junho.
O currículo de cada novo assessor também será divulgado futuramente pela Câmara de Franca. A exigência mínima é que esses profissionais tenham o segundo grau completo.
Os vereadores de Franca aprovaram no começo de fevereiro, em segundo turno, o Projeto de Resolução nº 3 de 2025, que prevê a criação de mais 15 cargos de assessor parlamentar na Câmara. O projeto causou polêmica por envolver aumento de custos, mas os parlamentares não conduziram muitas discussões. As indicações dos vereadores envolvem comissionados que precisam ter, pelo menos, ensino médio. A justificativa apontada é que o município tem gerado demandas mais complexas e por isso é preciso mais comissionados.
O Projeto de Resolução, de autoria coletiva, altera o quadro constante no anexo da Resolução nº 533, de 26 de junho de 2015. Atualmente, cada vereador conta com um servidor comissionado para assessoramento. Com a aprovação do projeto, esse número será ampliado para dois assessores por parlamentar.
Os vereadores justificaram a medida argumentando que “a crescente complexidade das questões e a maior diversidade de temas que chegam ao conhecimento dos vereadores exigem um maior suporte para dar a devida atenção e resolução aos anseios da população”. A proposta foi aprovada em segunda discussão e votação.
Só em 2025, a medida vai gerar gasto de R$ 1.714.343,07 a mais do que estava previsto. Algo que representaria salários, em média, de R$ 4,7 mil. Esse projeto ainda não foi votado.
Agora, total de assessores na Casa de Leis será de 29. Quem pagará esses salários será a arrecadação pública.
Leia mais:
Vereadores de Franca garantem ampliação de cargos comissionados na Câmara
Vereadores de Franca voltam a receber demandas de moradores a partir do prédio da Câmara