A indústria calçadista em Franca enfrenta uma série de desafios para superar e os empresários dependem de buscar inovação para se garantirem no mercado. O uso da tecnologia é uma das regras para permitir que empresas perpetuem no mercado.
Toda essa dinâmica e como aplicá-la no dia a dia da fábrica vai ser discutida em webnário que será realizado nesta terça-feira (24), a partir das 14h. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o seu laboratório instalado em Franca, em parceria com o Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca).
Os palestrantes do evento online são o o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão; o pesquisador do IPT Yuri Basile Tukoff; e o pesquisador do Laboratório de Calçados e Produtos de Proteção do IPT em Franca Jorge dos Santos.
“Será debatida a importância da busca por inovação e tecnologia para as empresas e possibilidades de fomentos à inovação e pesquisa”, informou nota oficial da entidade.
Um dos gargalos nesse setor de inovação no calçado está na dificuldade de se buscar recursos para financiar estudos. O evento online do IPT irá apresentar possibilidades que os empresários têm para fomentar essa diversificação nos seus produtos. Além da possibilidade de garantir opções novas para o mercado, a tecnologia ainda pode ser alinhada no equilíbrio dos custos na produção.
“Inovar deixou de ser considerada uma alternativa, passando para a categoria de obrigação, da mesma forma como a qualidade”, aponta o pesquisador do ramo calçadista no Rio Grande do Sul, Dusan Schreiber. Em um estudo feito em 2010, apresentado no Congresso Brasileiro de Custos, ele indicou que os custos da inovação podem atrapalhar no cálculo do preço final ao consumidor, por isso o empresário também precisa buscar formas de financiamento para equalizar sua conta.
No dia 17 de novembro, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de Franca promoveu o primeiro debate desta série de capacitação abordando boas práticas para a certificação do calçado profissional.
Para se inscrever no webnário, veja os detalhes na tela abaixo:
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.