Agora quem precisa solicitar credencial para estacionamento reservado a pessoas com deficiência pode fazer a solicitação à Prefeitura de Franca de forma online. A partir do email [email protected] é possível enviar a solicitação e esse mesmo correio eletrônico serve para solicitação a ser feita por idosos. Toda a condução do processo é feito de forma online.
Para solicitar essas credenciais, as pessoas devem anexar os documentos pessoais e também do veículo a ser credenciado. É preciso fazer cópia e anexar no email essas informações.
Conforme a Prefeitura, ainda há um trabalho ocorrendo na transformar a cidade mais acessível. “Através de um trabalho sistemático da área de trânsito, tem sido ampliado significativamente as guias rebaixadas por toda a cidade, os espaços reservados para os deficientes, colocação das ‘lombofaixas’ que permitam a passagem do cadeirante sem ficar subindo descendo guias e sarjetas”, detalhou nota oficial.
Na parte de transporte público, vans e ônibus adaptados também estão funcionando em Franca. Para poder usar esse serviço público, as pessoas precisam realizar cadastramento prévio no Terminal Central. As orientações para esse procedimento podem ser obtidas pelo telefone (16) 3720-5023. Esse transporte permite que as pessoas beneficiadas possam ser levadas para o trabalho, escola e passeios aos finais de semana, desde que haja o agendamento e fora do atual período de pandemia do novo coronavírus.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é o órgão que auxilia o poder público municipal a implementar as políticas inclusivas. A atual presidente é a educadora Sandra Cristina Calandria Pedigoni, que também é coordenadora do Centro de Educação Integrada, unidade que trabalha com alunos especiais. Na cidade ainda há a Associação das Pessoas com Deficiência (Adefi), que presta apoio a associados e não associados. Para mais informações, as pessoas podem procurar a entidade no Jardim Guanabara, à rua Jamil Abdalla, 441. O telefone de lá é o (16) 3723-7784.
O governo municipal divulgou essas ações que está realizando por conta do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, que é comemorado em 21 de setembro. Oficialmente, essa data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, a partir do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPB), grupo empenhado nas discussões e busca de conquistas que atendessem aos interesses das pessoas com deficiência, mas já era celebrada desde a década de 80.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.