Ícone do site F3 Notícias

Surto de virose em Franca dobra demanda por atendimento adulto e triplica consulta para crianças

Foto: Divulgação/Unimed

O São Joaquim Hospital e Maternidade divulgou que registrou aumento de 50% nos atendimentos na Unidade de Emergência em adultos, enquanto os atendimentos pediátricos quase que triplicaram, se comparado ao mês anterior. Por conta disso, o tempo de espera para atendimento tem ficado em torno de 2 horas, com pico entre às 19h e 23h. O que está causando essa situação é um surto de virose em Franca.

Conforme o hospital, este cenário também acontece em todo o Brasil devido a um surto de doença respiratória, causado por diversos vírus, dentre eles o vírus gripal Influenza A H3N2.

Segundo Gabriela Ravagnani, médica infectologista da Unimed Franca, os principais sintomas da infecção viral por Influenza A H3N2 são: febre, coriza, tosse, dor de garganta, podendo estar associados com dor no corpo, dor de cabeça e dor nas articulações, além de fraqueza.

A médica também pontuou que o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social evitaram a circulação do vírus respiratório por um bom tempo. Entretanto, o afrouxamento das medidas contra a covid-19 foi responsável pelo ganho de força e disseminação dessa nova cepa gripal.

A prevenção, portanto, é a mesma para se prevenir a covid-19: higienizar as mãos, usar máscaras, manter o distanciamento social e evitar aglomerações.

Outro ponto a ser levantado em consideração é a baixa adesão às campanhas de vacinação contra a gripe. “A maioria da população estava focada em receber as doses contra a covid-19, mas se esqueceu de que a vacina contra a gripe também é essencial”, finalizou a médica. 

O que é o Influenza A H3N2 e como ocorre a transmissão?

Por ser um dos inúmeros subtipos do vírus da Influenza A, o H3N2 é um dos causadores da gripe comum. Assim como os outros tipos gripais, e assim como a covid-19, é muito fácil de ser transmitido pelo ar ou toque.

Quem apresentar os sintomas da doença deve passar por um isolamento de 7 dias, além de fazer repouso, manter uma boa alimentação e hidratação.

As formas graves do H3N2, em que podem surgir sintomas como desmaio, chiado no peito e falta de ar, acometem mais crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos.

“O volume dos atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios no São Joaquim Hospital e Maternidade vem aumentando consideravelmente, mas já estão sendo implantadas ações e redimensionamento no número de médicos no plantão”, informou o hospital

Sintomas leves: febre acima de 37,8°C, coriza, dor de garganta, disfonia (rouquidão) e tosse.

Sintomas graves: dor no peito, falta de ar, persistência ou retorno da febre.

Rede pública

O Pronto-socorro infantil municipal também teve aumento na demanda, porém a Prefeitura de Franca ainda não dimensionou o número de médicos para conseguir dar conta do atendimento.

Conforme dados da própria Prefeitura, há 149 contratos vigentes para contratação de médicos que atendam na área de clínica médica e pediátrica na cidade. Esses profissionais foram contratados a partir de setembro deste ano por R$ 1.563,75 para plantão de 12 horas e R$ 781,87 para os plantões de 6 horas.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile