Com os estudantes fora da sala de aula por conta da pandemia, as famílias foram obrigadas a assumir uma posição que não estavam acostumadas a realizar: fazer a aula com os filhos. Nesse cenário, o trabalho do professor acabou recebendo um novo significado ou, pelo menos, houve um peso para demonstrar a importância desse profissional na vida de pais, avós, crianças e adolescentes.
Neste dia 15 de outubro, Dia do Professor, esses profissionais ainda têm muito o que conquistar no Brasil. O reconhecimento completo ainda não chegou. Contudo, uma re-significação do trabalho deles para a família está aflorado.
“Penso que a pandemia trouxe uma valorização moral aos professores, pois trouxe uma reflexão para os pais reconhecerem a necessidade da escola e principalmente do professor, da difícil tarefa de ensinar e encantar; e também deixará um aprendizado enorme aos professores para aprender a se reinventar de um modo muito diferente quando presencial e a grande saudade do chão da escola e do contato físico. Pois, o ato de educar é uma magia de um do mais puro amor “, opinou Flavia Assis, presidente do Conselho Municipal de Educação de Franca.
De acordo com ela, o profissional de educação ainda não conseguiu o reconhecimento do poder público, principalmente no âmbito de méritos e carreira. É por isso que ainda se faz necessário a defesa da categoria de forma contundente. Os professores da rede municipal de ensino em Franca ainda encaram dificuldade com relação à estrutura dos sistemas que precisam trabalhar, bem como a questão salarial. Além disso, têm um acúmulo de atividades burocráticas que ampliam o horário de trabalho para muito além da sala de aula. E apesar dessas funções, os professores não têm uma compensação financeira por esse horário que ele desempenha atividade fora da escola, preenchendo relatórios.
“Ainda precisa de reconhecimento de méritos e carreira, diante de todo o trabalho, estudo, dedicação e barreiras de estrutura dos sistemas”, comentou a presidente do Conselho Municipal de Educação de Franca.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.