Para comemorar seus 50 anos de vida, o compositor e baixista francano Eduardo Machado – um dos maiores nomes do contrabaixo no Brasil – apresenta nesta sexta-feira (26), às 20h, no Teatro Municipal de Franca, o show gratuito e inédito do seu 10º disco “Do Nato Samba Jazz”, lançado há um ano. O álbum, com repertório autoral de inéditas, homenageou em vida João Donato, e revela toda a riqueza e pureza da música instrumental brasileira, com sua maneira jazzística moderna de tocar o samba. Antes da apresentação, no mesmo local, Eduardo fará uma oficina aberta com estudantes, músicos e interessados. A entrada é livre, não precisa de ingresso.
No palco, Eduardo Machado estará acompanhado do mesmo quarteto que gravou o disco: Daniel D’Alcantara (trompete), Vitor Alcântara (sax tenor), Marcio Bahia (bateria) e Eron Guarnieri (piano/teclado).
“Esse show é muito especial para mim porque no domingo (28) completo 50 anos de idade. E, também, porque desde o lançamento do disco já apresentei em várias capitais como São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro… e agora tenho a oportunidade de trazer para a minha cidade! E aqui será com o quinteto completo que participou da gravação, músicos de altíssimo nível, um show com muita qualidade artística e técnica, uma grande celebração”, diz o músico.
O repertório traz muito jazz brasileiro, choro e o samba jazz, um subgênero do samba que emergiu no âmbito da bossa nova, considerado mais enérgico com a desenvoltura da improvisação, que o músico resgatou neste último disco. “A ideia é trazer à tona as vertentes e as experimentações elaboradas pelo nosso mestre João Donato, ressoando o que de mais contemporâneo se faz hoje”, diz Eduardo Machado.
Antes da apresentação, às 17h, no mesmo local, Eduardo e os músicos realizam a vivência “Raízes do Samba Jazz”, voltada a músicos em início de carreira, estudantes de música e interessados, a partir de 16 anos. A oficina tem como objetivo oferecer uma visão geral do gênero musical, incluindo seu contexto histórico. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar na prática e explorar os ritmos e as melodias que definem o samba jazz, bem como, compreender a influência do jazz, da música latina e dos ritmos caribenhos na sua criação.
João Donato faleceu em julho de 2023, com 88 anos, mas a homenagem ao músico e compositor foi feita ainda em vida. E ele participou, especialmente no piano, da faixa “Ura”. “Me senti muito à vontade nesta gravação, porque o jazz é a minha casa. A música do Eduardo é uma obra que eu poderia ter escrito, é a minha cara. E os músicos são os melhores do instrumental, que afinal é o paraíso para mim. Ser homenageado num álbum que traz tanto de mim, me faz muito feliz”, disse João Donato, na época.
Eduardo tem um carinho especial pela faixa. “Foi a primeira música que compus e enviei ao João Donato, no início da pandemia. Fiquei muito emocionado quando a sua mulher retornou dizendo que ele tinha gostado e, por isso, gostaria de participar do disco. A partir daí surgiu a ideia desse novo trabalho e a composição das outras faixas”, explica o baixista.
“João Donato é uma das maiores referências da música popular brasileira e, portanto, foi muito importante prestar uma homenagem a ele ainda em vida. Para mim, ele é simplicidade e sofisticação”, completa Eduardo.
O show em Franca é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Prefeitura Municipal e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca).
O disco
O álbum “Do Nato Samba Jazz”, de Eduardo Machado, está disponível em todas as plataformas digitais (http://tratore.ffm.to/ee16) com 7 faixas autorais e inéditas. Sua versão em vinil, pelo selo Microgrooves Records, apresenta 6 faixas. A novidade da edição limitada do LP, apenas 300 cópias (ainda estão à venda), fica por conta dos QR Codes com vídeos exclusivos das sessões originais de gravação e um vídeo bônus com a música “Pro Baden” (Thiago Carreri), que homenageia o violonista e compositor brasileiro Baden Powell.
“O disco reúne toda a rica diversidade da minha carreira, com músicas que trazem a marcante harmonia da bossa nova e se entretecem com a sensibilidade e pensamento musical de João Donato, além de elementos da fusão entre o jazz, a música latina e uma pitada dos ritmos caribenhos, bem como, da reincorporação afro-cubana ao jazz”, diz Eduardo.
No disco, o quinteto explora instrumentos além de sua forma tradicional, criando uma atmosfera com hibridismo de estilos como o samba, porém, com a harmonia da bossa nova e a melodia que remete ao blues. Um jogo dinâmico que só a música brasileira propicia, momentos onde o prazer de ouvir e fazer música se misturam.
SERVIÇO
Show inédito do disco “Do Nato Samba Jazz”, de Eduardo Machado Quinteto
Data: Sexta-feira (26/04), 20h
Local: Teatro Municipal de Franca – Avenida Sete de Setembro, 455 – Residencial Baldassari – Franca/SP
Evento gratuito
Entrada livre, não precisa de ingresso