Autoridades de saúde na região de Franca, além de produtores e sindicatos rurais estão em alerta por conta do comunicado de temperaturas baixas extremas ainda nesta semana. Há previsão que a temperatura em Franca tenha termômetros chegando próximo a 0º C entre a quinta-feira (29) e a sexta-feira (30). Nesses dias, a máxima pode não ultrapassar os 20º C.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é preciso realizar um monitoramento contínuo para confirmar se a friagem virá para a região com força moderada ou forte. Nesta segunda-feira (26), o frio já foi registrado, com temperatura batendo os 12º C, porém a máxima vai chegar a 25º C.
A condição de frio mais intenso pode durar, ao menos, até o dia 1 de agosto. Período que a massa de ar frio continuará sobre a região. O aviso de declínio da temperatura com grau de severidade identificado como “perigo” já foi emitido pelo Inmet para Franca e região. As cidades listadas pelo instituto para ficarem em alerta constam Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Igarapava, Itirapuã, Ituverava, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho e Rifaina.
“As atualizações dos principais modelos numéricos de previsão do tempo e as análises dos meteorologistas do Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) (indicam) a partir de terça-feira (27) que as temperaturas sofrerão declínio acentuado no Rio Grande do Sul. Entre os dias 28 e 29/07, a massa de ar frio predominará pelo restante das Regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e sul de Minas Gerais), Centro-Oeste (Mato Grosso e sul de Goiás) e sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de friagem. No período de 29/07 a 01/08, o ar frio predominará sobre o Centro-Sul do país e deverá avançar até o sul da Bahia e também em parte do interior da Região Nordeste, provocando declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de a maior altitude”, detalhou nota do Inmet.
Na Região Sudeste, as menores temperaturas, mínimas e máximas, deverão ocorrer nos dias 29 e 30/07 (mínimas entre -2°C e -3°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte. Também são previstas temperaturas negativas no Mato Grosso do Sul (região de Rio Brilhante) e no sudeste paulista (região de Itapetininga).
Previsão divulgada pela Inmet
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055