A temperatura deve cair ainda mais nesta quarta-feira (30) e os termômetros em Franca podem chegar perto de 0º C, dependendo da região na cidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta para a Defesa Civil de perigo de onda de frio. Caso alguém tenha problemas para se aquecer deve entrar em contato imediatamente pelo telefone 199.
A previsão do Inmet é que haja geada e poucas nuvens neste dia 30, a mínima alcançando, na média, de 4º C. A sensação térmica deve ser mais baixa que isso. Nem a máxima deve subir muito, chegando a 20º C. Apesar disso, a amplitude térmica será alta, o que pode causar problemas de saúde para pessoas hipertensas, bem como é preciso ficar alerta com idosos e crianças.
Acompanhada à baixa temperatura, a umidade relativa do ar também deve ser baixa, registrando até 25%. O mínimo aceitável para não prejudicar a saúde é de 30%. Nessas condições, vírus tendem a se propagar com mais intensidade, como é o caso do SARS-CoV-2, que transmiste a covid-19.
Durante esta terça-feira (29), a temperatura em Franca chegou a registrar 12,9º C, mas a sensação térmica estava em 8º C já no final da tarde. Agora a tendência é de queda.
Baixa umidade do ar
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível considerado aceitável de umidade relativa do ar é acima de 30%. Abaixo disso há vários possíveis problemas de saúde decorrentes da baixa umidade do are que afetam principalmente as vias respiratórias.
O ressecamento das mucosas das vias aéreas é o mais comum deles, deixando o indivíduo mais vulnerável a infecções virais, bacterianas, crises de asma, sinusite e rinites, uma infecção das mucosas que, segundo a OMS, afeta 25% dos brasileiros.
Além disso, a desidratação causada pelo ar muito seco torna o sangue mais denso, tornando a pessoa mais suscetível a alergias e problemas oculares. Os problemas continua mesmo quando o clima esquenta, mas continua seco, já que a absorção do suor pela pele é acelerada, deixando a pele ressecada.
*Se quiser enviar uma proposta de matéria ou foto que queira compartilhar, envie para gente no F3 Notícias Whatsapp (16) 99231-0035.