Ícone do site F3 Notícias

Testes rápidos para novo coronavírus não são usados para todas as pessoas

Pronto Socorro de Franca, gerido com recursos do SUS. Foto: Divulgação/Prefeitura de Franca

O Ministério da Saúde orientou que os testes rápidos para identificar Covid-19 disponíveis nos governos municipais sejam utilizados para averiguar a contaminação entre profissionais de saúde que trabalhem na atenção primária, em hospitais, pronto-socorros e UPAs, familiares e pessoas que apresentem sintoma gripal e convivem com profissionais da saúde, além de profissionais da segurança pública e pessoas com mais de 60 anos.

Como não há teste rápido disponível para toda a população que estiver sob suspeita, o Ministério da Saúde definiu um público alvo para ser testado. As regras que definem essas orientações são a Deliberação CIB 30, de 27/04/2020; Nota Informativa Nº 2/2020-2020-SAPS/MS; Nota Técnica Nº 4/2020-SAPS/MS; Nota Técnica Conjunta 01/2020 – CONASEMS  e Nota Técnica COSEMS/SP Nº 06/2020.

A Prefeitura de Franca adquiriu 4 mil testes rápidos, mas na última informação divulgada somente 400 tinham chegado. Outros lotes estavam previstos para serem entregues nesta semana e nas próximas.

Para a realização de teste rápido, as autoridades de saúde estão levando em consideração os casos que tenham se iniciado há pelo menos oito dias. Para os profissionais de saúde e da segurança pública, é levado em consideração que pode haver 72h de período assintomático.

Os sintomas levados em consideração na avaliação clínica para o diagnóstico de Síndrome Gripal são febre ou sensação febril acompanhada de tosse e/ou dor de garganta e/ou coriza e/ou dificuldade respiratória. Na população idosa, há situações particulares como ausência de febre, anosmia (perda parcial ou total do olfato), confusão mental aguda, agitação, sonolência, prostração, desconforto respiratório, dificuldade em deambular, quedas, ingesta alimentar diminuída, disfagia (dificuldade de engolir) e incontinência.

As orientações, quando a equipe médica detecta esses sintomas, é a recomendação do isolamento domiciliar, se não houver necessidade de internação em ala especializada.

Pelo SUS, o Pronto Socorro ‘Álvaro Azzuz’ (unidade para adultos) tornou-se a unidade de referência para cuidar de pacientes com suspeitas  da Síndrome Respiratória Aguda. Crianças continuam sendo atendidas no antigo Janjão (Rua Aluísio Pachêco Ferreira, 4010, Jardim Maria Gabriela, 4922-5036, 16 3703-1440 ou 16 3703-1141) e na mesma unidade há uma área separada para atender pacientes com problemas respiratórios.

Os leitos clínicos no PS Álvaro Azzuz somam 32, voltados somante para atendimento de suspeitos ou confirmados em Covid-19. Enquanto o número de UTIs na cidade é de 78, e precisam ser utilizadas por casos de emergência além do novo coronavírus.

A cidade está com 55 casos, dados desta quinta-feira, e a maior parte das pessoas infectadas está na faixa etária dos 40 a 49 anos (13 casos). O segundo grupo mais atingido é entre 30 e 39 anos, no total são 12. Entre os profissionais de saúde, há ao menos 23 pessoas que trabalham no setor.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile