A forma como o contágio do novo coronavírus tem espalhado-se por Franca em julho, de maneira exponencial, também está refletindo no número maior de vidas perdidas e de maneira mais intensa. Desde domingo (19), ao menos uma pessoa tem morrido por dia após complicações causadas pela doença até esta quarta-feira (22). Agora já são 23 óbitos, quando no domingo eram 18.
É verdade que entre os casos totais, que chegaram a 922 neste dia 22, isso representa em torno de 0,2% da população de Franca. Nesse universo de pessoas que já foram infectadas, 2% delas perderam a vida.
Estatisticamente, esses dados apresentados acima podem até apontar que não são números altos diante da população total de Franca, de pouco mais de 350 mil habitantes. Porém, humanizando essas informações, é possível perceber como o contágio da doença aumenta diariamente em quantidade muito consistente. E na mesma toada de mais casos positivos, uma quantidade maior de pessoas morrem.
Uma das principais medidas apontadas pelas autoridades de saúde para combater o vírus é o isolamento social. E nesse quesito, durante esta semana, o percentual caiu mais do que nas duas últimas semanas. Para saber se essa condição vai aumentar mais os casos será preciso analisar as informações dentro dos próximos 15 dias. É por conta do período de incubação e transmissão do vírus.
“A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca informa o registro de mais 3 óbitos por Covid-19 nesta quarta-feira, 22 de julho, aumentando o quadro para 23 pessoas falecidas. Um homem de 51 anos, com comorbidades, estava internado no Hospital do Coração, mas não resistiu. Uma mulher de 76 anos faleceu ontem de manhã no PSR. O terceiro, um homem residente em Franca e que estava internado em São Paulo por outra doença, acabou sendo infectado, vindo a óbito por Covid-19. Neste caso, embora o óbito tenha acontecido em São Paulo, por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, o registro ocorre na cidade de residência do paciente e não de ocorrência do falecimento”, detalhou o governo municipal.
“Também foram registrados mais 42 casos positivos da Covid-19, aumentando o número para 922. O número de suspeitos subiu para 290, enquanto os registros negativos aumentaram para 1.463. O número de pacientes recuperados subiu para 314”, acrescentou a nota
A ocupação de leitos clínicos é de 23 dos 67 disponíveis. A ocupação de leitos de UTI SUS é de 18 leitos dos 25 disponíveis. A ocupação de leitos de UTI particulares é de 11 dos 15 disponíveis.