O Sindicato dos Motoristas de Franca e Região confirmou nesta quarta-feira (12) que motoristas da Empresa São José vão cruzar os braços a partir das 5h30 desta quinta-feira (13). A paralisação vai atingir diretamente quem precisa do transporte público na cidade desde as primeiras horas da manhã.
Conforme a entidade de classe, desde o início da pandemia do novo coronavírus a São José tem atrasado o pagamento de motoristas. O salário de abril, que deveria ser pago no 5º dia útil de maio, ainda não foi depositado. “A empresa informou que não tem o dinheiro para pagar. Os motoristas vão parar. Eles vão para a porta da garagem a partir das 5h30 e o ônibus não deve correr o dia todo”, afirmou o presidente do sindicato, Geraldo Xavier de Almeida.
A São José tem em torno de 150 motoristas contratados e o salário médio que esses profissionais recebem é de R$ 1,8 mil. O valor varia de acordo com hora extra e benefícios. “Tem gente passando necessidade. Essa é a verdade. A empresa explicou que não tem dinheiro para pagar atingida pela pandemia, mas os funcionários precisam receber”, explicou o presidente do sindicato.
O sindicalista afirmou que a Justiça do Trabalho já foi informada sobre a paralisação dentro do prazo legal exigido, bem como a Polícia Militar. A PM pode dar apoio na paralisação para evitar contratempos.
A São José foi procurada pela reportagem e deve pronunciar-se em breve sobre a situação. Desde o ano passado, a empresa tem divulgado que precisava de incentivo público para conseguir manter suas operações em Franca. Em maio de 2020, a concessionária demitiu 51 funcionários para cortar custos.
Já houve discussão sobre a possibilidade de aumento da tarifa de ônibus na cidade. Também em maio de 2020, a empresa fez protesto perto da Câmara de Vereadores com um buzinaço. Na época, a concessionária tentava aprovação de um subsídio mensal de R$ 150 mil, mas o valor não foi aprovado.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055