A Unimed Franca confirmou que com a alta demanda para atendimentos relacionados às síndromes gripal e respiratória em razão da pandemia do novo coronavírus e o surto de Influenza A H3N2, a unidade passou a adotar um protocolo para a testagem.
Conforme nota técnica da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), a alta transmissibilidade da nova variante Ômicron vem demandando significativo aumento da capacidade produtiva global de testes, tanto de PCR quanto de antígeno. Por esse motivo, os insumos para realização de testes para detecção da covid-19 estão com oferta reduzida. Esse problema já está afetando a região de Franca e laboratórios. afetando inclusive
“Seguindo a recomendação da ABRAMED para evitar o desabastecimento de insumos, os laboratórios do São Joaquim Hospital e Maternidade irão priorizar pacientes para realização dos testes, seguindo uma escala de gravidade”, informou a Unimed Franca, por nota.
Os testes vão ser realizados em pessoas que apresentarem os seguintes sintomas:
• Pacientes que tenham maior gravidade de sintomas;
• Pacientes hospitalizados e cirúrgicos;
• Pessoas que fazem parte do grupo de risco;
“A Unimed Franca e o São Joaquim sugerem ainda que, para evitar aglomeração e demora nos atendimentos, é importante que a Unidade de Emergência seja procurada apenas em casos mais graves – febre persistente e falta de ar. A prioridade deve ser a procura por consultórios médicos, canal de telemedicina ou o Unimed Orienta”, divulgou.
A cooperativa médica mantém canais para telemedicina: (16) 3712 9116 / 3712 9115 / 3712 9148 (de segunda a sexta, das 7h às 19h). Ainda tem o 0800 940 1977 funcionando 24 horas.